TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (4 a 10 de Janeiro)

BANDIDOS PROMOVEM ARRASTÃO EM SP

   A volta do feriado prolongado de Reveillon foi caótica em alguns pontos da cidade de São Paulo. Bandidos aproveitaram as retenções no tráfego para assaltarem os motoristas na Rodovia dos Imigrantes, no domingo (4). Segundo a Polícia Rodoviária, um arrastão foi registrado durante a manhã na região entre as cidades litorâneas de São Vicente e Praia Grande. O local fica próximo a uma favela e, em uma das ações, o motorista chegou a filmar os bandidos, que acabaram identificados pela Polícia como Edmilson Batista e Jorge Henrique Dias (Foto). Ambos estão sendo procurados.

CHOQUE ENTRE TRENS DEIXA MAIS DE DUZENTOS FERIDOS NO RJ

   A colisão entre as duas composições aconteceu na Estação Presidente Juscelino, na Baixada Fluminense, por volta das 20h30 da segunda-feira (5), no Rio de Janeiro. Ambos os trens seguiam no mesmo sentido, da Central do Brasil para Japeri. O acidente deixou 229 feridos, causou confusão no local e resultou na interdição do ramal Japeri. O mau tempo na região pode ter ocasionado o choque, que só não foi maior por que o trem que bateu estava em baixa velocidade. A Agetransp, agência reguladora do setor, abriu investigação para apurar a causa e possíveis responsáveis pelo acidente.

MONTADORAS DE AUTOMOVEIS DEMITEM FUNCIONÁRIOS EM SP

   A Fábrica da Volkswagen do Brasil, localizada em São Bernardo do Campo, em São Paulo, anunciou a demissão de 800 funcionários na terça-feira (6). Em solidariedade, outros empregados anunciaram greve por tempo indeterminado em protesto contra o corte. O mau momento do setor automotivo no país, com quedas nas vendas em 2013, 2014 e projeção pessimista para 2015, gerou a demissão de parte dos 13 mil funcionários da unidade. Além da Volks, a Mercedes Benz também demitiu 224 trabalhadores da sua unidade no ABC Paulista, segundo informações de um sindicato do setor. A montadora confirmou o corte, mas negou o número divulgado, contudo, não revelou a quantidade exata. A previsão é de mais cortes caso a situação não melhore.

ATENTADO A REVISTA MATA DOZE NA FRANÇA

   Homens encapuzados invadiram a sede da revista satírica “Charlie Hebdo”, na manhã da quarta-feira (7), e abriram fogo contra funcionários e policiais, matando 12 pessoas e ferindo outras 5, em Paris, na França. O ataque, que aconteceu durante a reunião de pauta dos editores, seria uma represália a publicação que, em 2011, publicou cartuns retratando o profeta Maomé, algo condenável pelas leis islâmicas. Após o atentado, os atiradores roubaram carros para fugirem. Nove suspeitos foram presos horas após o atentado. Dois foram identificados pela polícia como sendo os irmãos franceses Said Kouachi e Cherif Kouachi (Foto), de 34 e 32 anos, respectivamente. Ambos foram mortos na sexta-feira, durante novo ataque no norte de Paris.

TIROTEIO AUMENTA APREENSÃO NA FRANÇA

   Um homem vestindo colete à prova de balas, com um fuzil e uma arma curta, deu início a um tiroteio, na quinta-feira (8), na cidade de Montrouge, no sul de Paris. Ele abriu fogo contra policiais que chegaram ao local para atender uma ocorrência de roubo. A agente estagiária Clarissa Jean-Phillipe foi ferida e morreu horas depois do ataque. Outra pessoa foi atingida pelos disparos e ficou ferida em estado grave. Na sexta-feira, a polícia francesa divulgou Amedy Coulibaly e Hayat Boumeddiene como suspeitos da ação. A Polícia estabeleceu uma ligação do tiroteio com o atentado à sede da Revista “Charlie Hebdo”, ocorrida um dia antes, já que o atirador conhecia os irmãos envolvidos no primeiro ataque. Ainda na sexta, Coulibaly foi morto após sequestrar 10 pessoas em um mercado de comida judaica da capital. Quatro reféns morreram durante o confronto do terrorista com as forças francesas. Boumeddiene fugiu e segue sendo procurada pela Polícia.

ESTUDANTES PROTESTAM CONTRA AUMENTO DE PASSAGENS NO RECIFE

   Centenas de estudantes realizaram manifestação nos principais corredores do centro do Recife, na sexta-feira (9), contra o aumento nas passagens de ônibus da Região Metropolitana. Os manifestantes saíram da Avenida Agamenon Magalhães com direção a Secretaria das Cidades, onde um grupo foi recebido pelo secretário executivo Rui Rocha. Apesar dos protestos, a reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) fixou o aumento de 10,26% na tarifa do anel “A”, que passa de R$ 2,15 para R$ 2,45 a partir da segunda-feira. Os anéis “B” e “C” não tiveram reajuste. A reunião ainda definiu que no segundo semestre será implantado o “Passe Livre”, que beneficiará 310 mil estudantes. Os manifestantes prometeram novos atos para barrar o aumento nas passagens.

FRANÇA REALIZA HOMENAGEM AS VÍTIMAS DOS ATENTADOS

   Mais de 700 mil pessoas foram às ruas, no sábado (10), em homenagem às vítimas dos quatro atentados registrados durante a semana na França. A cidade de Toulose registrou a maior quantidade de pessoas: 80 mil. O ataque mais lembrado pelos participantes foi o da Revista "Charlie Hebdo", ocorrido na quarta-feira, em que 12 pessoas foram executadas. Para garantir a segurança dos manifestantes, 500 militares foram enviados as cidades. Uma marcha nacional está marcada para o domingo, em Paris, e deve contar com a participação de autoridades. O alerta antiterrorismo será mantido nas próximas semanas, na capital do país, devido ao medo da população. 

Fontes: Agora São Paulo, O Globo, R7, BBC Brasil, Folha de São Paulo, G1.
Fotos: Assaltantes (Extraída do site “Folha do Sertão”), Said Kouachi e Cherif Kouachi (AFP); Amedy Coulibaly e Hayat Boumeddiene (Polícia Frances / AFP / CP).

Comentários