TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (18 a 24 de Janeiro)

MENINO É ATINGIDO POR BALA PERDIDA NO RJ

   Asafe William Costa de Ibraim (Foto), de 9 anos, foi atingido por um disparo no olho na área de lazer do Sesi de Honório Gurgel, no subúrbio do Rio de Janeiro, no domingo (18). Segundo a mãe do garoto, Diná Costa de Paula Ibraim, os tiroteios são comuns na região composta pelos Morros do Chapadão, Pedreira e Palmirinha. Asafe foi socorrido para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, e transferido horas depois para o Adão Pereira Nunes, em Duque de Caixas, A Divisão de homicídios da Polícia Civil está conduzindo as investigações. O acidente ocorreu um dia após a morte de Larissa de Carvalho, de 4 anos, também atingida por bala perdida quando saia de um restaurante em Bangu, na zona oeste do Rio. Na quarta-feira, os médicos constataram que Asafe teve morte cerebral. A Delegacia de Homícidos divulgou que o tiro foi disparado de uma favela próximo ao local do crime.

REBELIÃO DEIXA TRÊS MORTOS EM PRESÍDIO DE RECIFE

   Um sargento, Carlos Silveira do Carmo, de 44 anos, e um detento foram mortos no motim ocorrido no Complexo de Presídios do Curado, localizado na zona oeste do Recife, na segunda-feira (19). As principais reivindicações dos presos é diminuição da superlotação e agilidade nos julgamentos de processos dos presos que aguardam julgamento ou revisão das penas. Na terça-feira, um terceiro detento foi morto e esquartejado no pátio da instituição. Cerca de 70 pessoas ficaram feridas durante os motins. O Complexo é formado pelos presídios Frei Damião Bozzano, ASP Marcelo Francisco de Araújo, Juiz Antônio Luiz de Lins Barros e comporta mais de 7 mil presos em local projetado para 1,7 mil. As rebeliões terminaram na noite da quarta-feira. Na sexta-feira, cumprindo o acordo, alguns presos começaram a ser transferidos.

SURFISTA BALEADO POR POLICIAL MORRE EM SC

   Ricardo dos Santos (Foto) morreu, na terça-feira (20), após passar por quatro cirurgias no Hospital Regional São José, em Florianópolis, Santa Catarina. Ricardinho, que tinha 24 anos, não resistiu aos ferimentos causados pelos três tiros disparados pelo policial militar de Joinville, Luiz Paulo Mota Brentano, de 25 anos. Ambos e o irmão de Paulo se envolveram numa discussão após o policial estacionar em frente à casa do surfista, na Guarda de Embaú, na cidade de Palhoça. O policial alegou legítima defesa e foi levado para a realização de exames toxicológicos. O corpo de Ricardinho foi enterrado no Cemitério Paulo Lopes, na quarta-feira, em Santa Catarina, sob forte comoção de parentes e amigos. Grandes nomes do surf lamentaram a morte nas redes sociais.

FUNKEIRO TROCA TIROS COM POLÍCIA E MORRE EM SP

    Vitor Mesquita (Foto), o MC Vitinho, de 22 anos, morreu na noite de quarta-feira (21), após ser baleado em uma troca de tiros com policiais militares em Jardim Primavera, bairro da cidade do Guarujá, litoral de São Paulo. O jovem apresentou atitude suspeita e com a aproximação da viatura, que fazia rondas no local, sacou uma pistola ponto 40 e abriu fogo contra os agentes, que revidaram. Vitor ainda foi socorrido pelo SAMU, mas acabou falecendo. Parentes e amigos lamentaram a morte do MC, conhecido por fazer apologia ao crime em suas músicas. Além da arma, os PMs encontraram entorpecentes em poder de Vitor. O caso foi registrado pela Delegacia Sede do Guarujá.

AEROVIÁRIOS PARAM POR UMA HORA EM TODO BRASIL

   Funcionários do setor de aviação, associados ao Sindicato dos Aeronautas e Aeroviários, fizeram paralisação de uma hora, na manhã da quinta-feira (22), causando atrasos e cancelamentos de voos em todo o país. Pilotos, comissários, agentes de aeroporto, entre outros, reivindicam melhores condições de trabalho. Segundo a Infraero, que administra a maioria dos aeroportos brasileiros, cerca de 70 voos foram cancelados e mais de 100 tiveram atrasos. O terminal mais afetado foi o de Congonhas, em São Paulo. Segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Selma Balbino, 70% dos associados aderiram à paralisação em todo o país. Ela foi convidada pelo Tribunal Superior do Trabalho para discutir as reivindicações da categoria. Assembleias permanentes serão realizadas em seis aeroportos.

NOVO PROTESTO POR PASSAGENS TERMINA EM CONFUSÃO EM SP

   Três pessoas ficaram feridas, dois manifestantes e um jornalista do jornal "Estado de São Paulo", e quatro foram detidas após ato do "Movimento Passe Livre", no centro de São Paulo, na sexta-feira (23). Cerca de mil pessoas, segundo a Polícia Militar (10 mil, segundo o MPL), iniciaram caminhada pacífica em direção a sede da prefeitura paulista. Ao passarem pelo Theatro Municipal, um grupo começou o tumulto, que acabou generalizado. Corre-corre e bombas encerraram o protesto por volta da 20h30. Além de São Paulo, Joinville, Rio de Janeiro e Florianópolis tiveram manifestações, que pedem o recuo no aumento das passagens de ônibus e metro. Na capital paulista, o valor da passagem passou de R$ 3 para R$ 3,50.

MARIA DELLA COSTA MORRE NO RJ

   A atriz morreu aos 89 anos, no sábado (24), no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Maria Della Costa (Foto) sofreu um edema pulmonar agudo. O corpo da atriz foi velado no Theatro Municipal do Rio, no domingo, e será transportado para a cidade de Paraty, onde será enterrado no Cemitério Municipal na segunda-feira. Della Costa começou a carreira em 1944 e quatro anos depois fundou o Teatro Popular de Arte, que mais tarde se tornaria a Companhia Maria Della Costa, referência para o teatro brasileiro. Apesar de se dedicar mais aos palcos, a atriz participou de clássicos da tevê, como as novelas "Beto Rockfeller", da Tv Tupi, e "Estúpido Cupido", da Tv Globo.

Fontes: G1, Veja, Terra, Uol, Portal Ig,
Fotos: Asafe Ibraim (Reprodução / Facebook); Ricardo dos Santos (Bruno Lemos / Lemosimages.com); Vitor Mesquita (Reprodução / Facebook).

Comentários