TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (11 a 17 de Janeiro)

LÍDERES E MULTIDÃO SE UNEM CONTRA TERRORISMO NA FRANÇA

   A maior manifestação popular da história da França, segundo o Ministério do Interior da França, levou quase 4 milhões de pessoas às ruas, no domingo (11). Além da população, autoridades como o presidente François Hollande, o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e outros 40 chefes de estado da Europa, África e Oriente Médio (Foto) participaram de uma celebração na Sinagoga de Paris. Chamado de “Marcha Republicana”, o encontro homenageou as 17 vítimas de quatro atentados terroristas registrados na semana anterior, defendeu a liberdade e condenou o terrorismo. 2.000 agentes reforçaram a segurança nos locais de manifestação.

CRISTIANO RONALDO É TRI NA “BOLA DE OURO”

   A cerimônia de premiação dos melhores jogadores de 2014, realizada anualmente pela Fifa na segunda-feira (12), consagrou Cristiano Ronaldo (Foto), que levou a terceira “Bola de Ouro” de sua carreira conquistando 37,66% dos votos. O português disputava o troféu com o argentino Lionel Messi (15,76%) e o goleiro alemão Manuel Neuer (15,72%. O terceiro prêmio de melhor do mundo fez o atacante se igualar ao brasileiro Ronaldo e ao francês Zinédine Zidane. Messi é o jogador com mais prêmios, levantando a “Bola de Ouro” em quatro ocasiões: De 2009 a 2012. Na seleção dos melhores do ano, organizada pela Fifa, David Luis e Thiago Silva representaram o Brasil. O colombiano James Rodríguez faturou o prêmio Ferenk Puskás, de gol mais bonito de 2014, marcado contra o Uruguai nas oitavas de final da Copa do Mundo em 28 de junho. A premiação aconteceu em Zurique, na Suíça.

ENEM DECEPCIONA: 500 MIL TIRAM ZERO EM REDAÇÃO

   Os resultados individuais das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, foram divulgados na terça-feira (13) com péssimos resultados. Segundo o Ministério da Educação, 529 mil candidatos zeraram a prova de redação e apenas 250 tiraram a nota máxima. O Enem 2014, realizado em novembro, contou com a inscrição de 6 milhões de pessoas, entre estudantes e concluintes, e foi aplicado em 1,7 mil cidades brasileiras. As notas do Enem poderão ser utilizadas para Inscrições no Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (Prouni), além de certificar o Ensino Médio, participar do programa de intercâmbio “Ciência sem Fronteiras” e obter empréstimo pelo Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.

CERVERÓ É PRESO NOVAMENTE NO RJ

   O ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, foi preso na madrugada da quarta-feira (14), no Rio de Janeiro. Ele voltava de uma viagem a Londres quando foi interceptado por agentes da Polícia Federal no Aeroporto Internacional Tom Jobim. De lá, Cerveró foi levado para Curitiba, onde passou por exame de corpo de delito, no Instituo Médico Legal, e foi encaminhado a carceragem da PF. Segundo o Ministério Público Federal, a prisão ocorreu por que havia indícios de que o ex-diretor da Petrobras ainda cometia crimes, como o repasse de bens conseguidos de forma ilícita. Cerveró é um dos investigados na “Operação Lava Jato”, que descobriu um esquema de corrupção dentro da Petrobras em março de 2014.

OPERAÇÃO ANTITERROR PRENDE TREZE NA BÉLGICA

   Após os atentados que mataram 17 pessoas na França, a Bélgica realizou uma grande operação contra o terror, na quinta-feira (15). 13 pessoas foram presas, 2 delas em território francês, cujas extradições já foram pedidas pelo Ministério Público belga. Em confronto com policiais, dois investigados foram mortos em um apartamento, na cidade de Vervies, onde eram guardadas armas, explosivos e uniformes da Polícia. Segundo autoridades da Bélgica, os terroristas estariam planejando ataques a agentes. O premiê da França, Manuel Valls, disse não haver ligações entre a operação feita na Bélgica e os ataques registrados no país há uma semana.

VW SUSPENDE DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS EM SP

   Uma assembleia na sexta-feira (16) pôs fim a greve de funcionários da Volkswagen em São Bernardo do Campo, São Paulo. A decisão foi tomada após acordo com a montadora, que suspendeu a demissão de 800 funcionários da unidade Anchieta, ocorrida na semana anterior. Além da readmissão dos trabalhadores, as partes acordaram a garantia dos empregos até 2019, reajustes anuais a partir de 2016, de acordo com a inflação baseada no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), e outros mecanismos para diminuir os custos, como a troca de terceirizados por funcionários da própria empresa. Os readmitidos voltarão ao trabalho na segunda-feira.

BRASILEIRO É EXECUTADO NA INDONÉSIA

   O carioca Marco Archer Cardoso Moreira (Foto), de 53 anos, foi executado por fuzilamento no sábado (17), no Complexo Penitenciário de Nusakambanga, na Indonésia. Ele estava preso desde 2003, após entrar no país portando 13 quilos de cocaína escondidos em tubos de asa delta. A droga foi encontrada pelo equipamento de raios-X do Aeroporto Internacional de Jacarta. Mesmo com as tentativas dos presidentes Lula e Dilma Rousseff em reverter à condenação, o presidente indonésio Joko Widodo não concedeu a clemência. Após a execução, o corpo de Marco foi cremado e deve ser trazido pela tia durante a semana. Autoridades brasileiras condenaram o cumprimento da lei, rígida para traficantes. O paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, também preso por tráfico de drogas, é o segundo brasileiro no corredor da morte do país.
 
Fontes: G1, Terra, Band, Folha de São Paulo, Uol.
Fotos: Marcha Republicana (Philippe Wojazer / Reuters); Cristiano Ronaldo (Fabrice Coffrini / AFP); Marco Archer Cardoso Moreira (Reprodução / Tv Globo).

Comentários