TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (9 a 15 de Novembro)

BRASIL RECEBE GP DA FÓRMULA 1

   O autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi palco de mais uma etapa do mundial de Fórmula 1, no domingo (9). O GP do Brasil contou com um momento inusitado após a execução do Hino Nacional. Anunciado pela organização do evento, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, foi vaiado por alguns espectadores. Na corrida, o alemão Nico Rosberg venceu a prova, somou 317 pontos e se aproximou do inglês Lewis Hamilton, líder do mundial até o momento, com 334. Felipe Massa também subiu ao pódio (Foto), na terceira colocação. A decisão do título deste ano ficou para o último GP da temporada, em Abu Dhabi, no dia 23 de novembro.

DILMA E ALCKMIN DISCUTEM SECA DE SP

    A reunião aconteceu em Brasília na segunda-feira (10). No encontro, o governador de São Paulo apresentou projetos que visam combater a maior seca registrada no estado em 84 anos. Geraldo Alckmin espera contar com a ajuda do governo federal para tirar os projetos do papel, o que deve custar cerca de R$ 3,5 bilhões. Entre as propostas estão à construção de reservatórios, criação de estações para produção de água de reuso, perfuração de poços artesianos e interligação de represas. Um grupo de trabalho será montado para cuidar do assunto e será coordenado pelo Ministério do Planejamento.

COMEÇA “DANÇA DAS CADEIRAS” NOS MINISTÉRIOS

   A senadora Marta Suplicy enviou a carta de renúncia ao Ministério da Cultura para a presidente Dilma Rousseff na terça-feira (11). Uma série de divergências desgastou a relação dentro do partido e resultou na entrega do cargo, protocolada pela Casa Civil. Marta retorna ao Senado, onde cumprirá mandato até 2019. No mesmo dia, o ministro Mauro Borges, da pasta de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, também enviou a carta de renúncia à presidente. Outro que sinalizou o pedido de demissão é Manoel Dias, titular do Ministério do Trabalho. Com as baixas, deu-se início a uma renovação nos ministérios para o segundo governo de Dilma Rousseff, que começa em janeiro.

PASSO HISTÓRICO NA CORRIDA ESPACIAL

   A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou, na quarta-feira (12), o pouso do robô Philae (Foto) na superfície do cometa batizado 67P/Churyumov-Gerasimenko. Com a aterrissagem no corpo celeste, a 6 bilhões de quilômetros da terra, os cientistas acreditam que será possível conseguir mais informações sobre a origem da vida no planeta. O robô foi transportado pela sonda Rosetta e levou 10 anos para se aproximar do cometa, o que aconteceu em agosto. Os investimentos nos equipamentos enviados chegam a R$ 4 bilhões. O robô deverá coletar amostras do solo, fazer análises e enviar fotos para a ESA.

“CANIBAIS DE GARANHUNS” SÃO JULGADOS EM PE

   O julgamento de Jorge Beltrão Negromonte, Isabel Cristina Torreão e Bruna Cristina Oliveira da Silva (Foto) teve início na quinta-feira (13), no Fórum de Olinda, em Pernambuco. Os três são acusados de matar, esquartejar e comer o corpo da moradora de rua Jéssica Camila da Silveira Pereira, em 2008. O trio ficou conhecido como os “Canibais de Garanhuns” e teve repercussão nacional. Entre as testemunhas ouvidas no primeiro dia, estiveram o médico que atestou que nenhum deles tinha distúrbios mentais e o delegado que conduziu as investigações do crime, Paulo Berenguer. O corpo de jurados foi composto por sete pessoas. A condenação do trio foi anunciada na noite da sexta-feira. Jorge Beltrão foi condenado a 21 anos e seis meses de prisão, Bruna Cristina e Isabel Cristina receberam sentença de 19 anos cada uma. O trio ainda será julgado por outras duas mortes, ocorridas em Garanhuns.

PF DEFLAGRA NOVA FASE DA OPERAÇÃO “LAVA JATO”

   Cerca de 300 agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão, na sexta-feira (14), durante a sétima fase da Operação “Lava Jato”, que investiga um esquema de desvio e lavagem de dinheiro dentro da Petrobras. Houve diligências da PF em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e no Distrito Federal. Na nova ação, o ex-diretor de serviços da estatal, Renato Duque foi um dos presos. As sedes das empreiteiras Camargo Corrêa, OAS, Odebrecht, UTC, Queiroz Galvão, Engevix, Mendes Junior e Galvão Engenharia também receberam os agentes. As construtoras são acusadas de pagar propina a Petrobras em troca de contratos. Em Pernambuco, a Refinaria de Abreu e Lima é investigada por suposto superfaturamento de suas obras. Todos os presos foram levados para o Paraná, onde prestarão depoimentos.

REUNIÃO DA CÚPULA DO G20 ACONTECE NA AUSTRÁLIA

   O encontro de líderes dos 19 países mais ricos do mundo e da União Europeia (Foto) teve início no sábado (15) e ocorreu no Centro de Convenções de Brisbane, no litoral oeste da Austrália. A presidente Dilma Rousseff representou o Brasil na reunião, que também contou com a participação de Barack Obama, dos Estados Unidos, e Angela Merkel, da Alemanha. Entre os assuntos discutidos pelas autoridades, estiveram o recente surto de Ebola, que causou a morte de mais de 5 mil pessoas, principalmente na África, crescimento econômico, mudanças climáticas e a crise na Ucrânia, entre outros temas. Nesta edição, o líder da Nova Zelândia foi convidado para acompanhar as discussões. Os países pertencentes ao grupo G20 representam 85% do PIB mundial e seus números de habitantes somados equivalem a dois terços da população do planeta.

Fontes: Folha de São Paulo, Bol, Uol, NE 10, G1.
Fotos: Pódio GP Brasil 2014 (Extraída do site “Info Sobre Ruedas”); Robô Philae (Agência Espacial Europeia / ESA); Jorge Beltrão Negromonte, Isabel Cristina Torreão e Bruna Cristina Oliveira da Silva (Luiz Pessoa / NE10); Encontro G20 (Jason Reed / Reuters).

Comentários