TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (26 de Outubro a 1 de Novembro)

DILMA ROUSSEF É REELEITA PRESIDENTE DO BRASIL

   O resultado oficial foi divulgado pelo Supremo Tribunal Eleitoral às 20h30 do domingo (26). Dilma Rousseff foi reeleita com mais de 54 milhões de votos (51,64%). Logo após o anúncio, a atual presidente do país fez um discurso, acompanhada do ex-presidente Lula (Foto), em que agradeceu a vitória e anunciou um segundo mandato com mais diálogo com a oposição. Aécio Neves teve pouco mais de 51 milhões de votos (48,36%) em uma eleição considerada pelos meios de comunicação como a mais acirrada desde a redemocratização do país. No mesmo dia, 14 estados definiram seus novos governantes. As posses da presidente e dos governadores acontecem no dia 1º de janeiro de 2015.

ACIDENTE RODOVIÁRIO MATA DEZ EM SP

   A colisão entre uma carreta e um ônibus matou 11 pessoas, no fim da noite da segunda-feira (27), em Ibitinga, no interior de São Paulo. O ônibus, um dos três alugados por uma escola da cidade de Borborema para levar alunos e professores a um evento na capital paulista, conduzia 44 pessoas. Entre os mortos, estavam diretores, professores e seis alunos. 16 acidentados foram socorridos em estado grave e 14 tiveram ferimentos leves. A Rodovia Leônidas Pacheco Ferreira ficou interditada por mais de 8 horas para a remoção dos veículos. Na retirada da carreta, um corpo carbonizado foi encontrado pela equipe de limpeza. A perícia deve apontar as causas do acidente. Duas outras vítimas morreram na quinta-feira, aumentando o número de mortos para 13.

STF LIBERTA DIRCEU E ITÁLIA SOLTA PIZZOLATO

   O Ministro Luis Roberto Barroso decidiu, na terça-feira (28), libertar o ex-ministro José Dirceu, preso em novembro de 2013 após ser condenado a 7 anos e 11 meses de prisão por participação no escândalo do “Mensalão”. O pedido de mudança de regime havia sido solicitado pela defesa de Dirceu (Foto - à esquerda), que alegou que ele trabalhou e estudou durante o tempo em que esteve preso, além de ter o benefício por ter já cumprido um sexto da pena. Passando para o regime aberto, o ex-ministro deveria dormir em um albergue, mas, como não existem locais do tipo em Brasília, Dirceu será liberado para cumprir o restante da pena na própria casa, assim como já ocorre com outros condenados no julgamento, realizado em 2012. Na Itália, o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato (Foto - à direita), foi solto, após a justiça italiana negar a extradição para o Brasil. Ele foi condenado por lavagem de dinheiro a 12 anos e 7 meses de prisão e, se aproveitando da dupla cidadania, fugiu para o país, onde foi preso em fevereiro.

DOLEIRO RECEBE ALTA APÓS QUATRO DIAS INTERNADO NO PR

   Alberto Youssef (Foto) saiu do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, na quarta-feira (29), após passar quatro dias internado por problemas de pressão, causados por medicamentos para doenças cardíacas. O doleiro se sentiu mal, no sábado, na carceragem da superintendência da Polícia Federal, onde está preso desde março, e foi socorrido. Boatos tomaram as redes sociais dando conta de que Youssef teria sido envenenado pelo PT, já que no mesmo dia da internação a Veja publicou reportagem em que credita a ele uma denuncia de que Lula e Dilma Rousseff sabiam dos desvios da Petrobras. O hospital prontamente desmentiu a história. O depoimento que o doleiro daria à CPI mista do congresso, também na quarta-feira, foi cancelado por ele ter assinado acordo com a justiça em que prometeu não se pronunciar sobre o tema.

PSDB ENTRA COM AÇÃO CONTRA ELEIÇÃO

   O partido entrou com um pedido, na quinta-feira (30), de auditoria nos resultados da eleição que reelegeu a presidente Dilma Rousseff no Tribunal Superior Eleitoral. O PSDB alegou que, nos dias após a eleição, uma série de denúncias e desconfianças foi levantada por parte da população e solicitou a criação de uma comissão, formada por representantes dos partidos políticos, para avaliar o esquema de fiscalização do sistema utilizado no pleito. A sugestão é que a investigação seja feita com base nas cópias dos boletins das urnas, nos registros técnicos de manutenção e atualização do programa e no acesso a todos os arquivos presentes nos equipamentos. Aécio Neves perdeu por 3 pontos percentuais para a atual mandatária. O TSE ainda não se posicionou sobre a ação.

PASSAGEIROS DE AVIÃO DESAPARECIDO SÃO RESGATADOS EM RR

   A Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou, na sexta-feira (31), os cinco tripulantes da aeronave desaparecida, quatro dias antes, no interior de Roraima. O piloto, um enfermeiro, duas mulheres e uma criança foram resgatados e levados de helicóptero para Boa Vista, onde foram hospitalizados. O avião de pequeno porte, Cessna modelo U206G, saiu de Santa Maria de Boiaçu com destino a capital de Roraima. Durante o trajeto, o radar de controle perdeu a comunicação. A aeronave foi encontrada no meio da selva, na quinta-feira, sem avarias, junto com um bilhete em que os tripulantes informavam à direção em que buscariam ajuda. As Forças Armadas e o Corpo de Bombeiros participaram da operação. Investigações vão apurar as causas da falha no avião.

PROTESTOS CONTRA ALCKMIN E DILMA MOVIMENTAM SP

   Dois grupos se reuniram para protestar, no sábado (1), contra as eleições da presidente Dilma Rousseff e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Na maior manifestação, realizado na Avenida Paulista, no centro da cidade, cerca de 2.500 pessoas pediram o impeachment da presidente reeleita pelo PT. Entre os participantes, estavam o cantor Lobão e o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSC-SP). No protesto contra Alckmin, cerca de 200 pessoas, segundo a Policia Militar, criticavam a crise de água vivida pelo estado e pediram a estatização da Sabesp. Jovens e militantes de esquerda participaram do ato. Ambos os protestos não registraram casos de violência.

Fontes: Uol, TSE, Terra, Folha de São Paulo, Bol, Veja, G1.
Fotos: Dilma Rousseff e Lula (Reuters); José Dirceu e Henrique Pizzolato (Montagem / G News Blog); Alberto Youssef (Divulgação).

Comentários