TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (23 a 29 de Novembro)

CINCO MILHÕES VÃO ÀS URNAS EM ELEIÇÕES LIVRES NA TUNÍSIA

   O domingo (23) foi de eleição presidencial na Tunísia. 11 mil colégios eleitorais receberam cerca de 5 milhões de eleitores nas primeira eleições presidenciais diretas e livres no país. Um forte esquema de segurança foi montado para conter possíveis ações de militantes islâmicos. Entre as medidas de proteção, houve o fechamento da fronteira com a Líbia. No total, 27 candidatos concorreram no pleito, que foi liderado por Béji Caid Essebsi (Foto), de 87 anos, do partido liberal Nidaa Tounes. As eleições são o terceiro passo na redemocratização do país desde a “Primavera Árabe”, revolução ocorrida no país em 2011.

ÚLTIMO FORAGIDO DA “LAVA JATO” SE ENTREGA NO PR

   Acompanhado de duas advogadas, Adarico Negromonte Filho (Foto) se apresentou a superintendência da Polícia Federal, na segunda-feira (24), em Curitiba, no Paraná. Ele era o único dos 25 investigados na sétima fase da operação “Lava Jato” que ainda estava foragido. Adarico é irmão do ex-ministro das cidades Mário Negromonte (PP) e é apontado como subordinado do doleiro Alberto Youssef no trabalho de transporte dos valores negociados no esquema fraudulento da Petrobras. No mesmo dia, a defesa entrou com pedido de revogação da prisão, alegando idade avançada, colaboração com a Justiça e problemas de saúde.

MAIS UMA OPERAÇÃO DA PF...

   A “Alcateia Fluminense” foi deflagrada na terça-feira (25) com o apoio da Receita Federal do Rio de Janeiro. No total, 29 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de Niterói, foram cumpridos para desarticular uma quadrilha, de auditores fiscais, acusada de desviar mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos no estado. No esquema, os agentes cobravam menos impostos de algumas pessoas e empresas, desta forma, causando o desvio. 248 agentes da Polícia Federal e 54 servidores participaram da operação, que levou 35 pessoas para prestarem esclarecimentos na sede da PF no Rio. As investigações duraram 2 anos e dependendo dos crimes aos quais os envolvidos sejam acusados, a pena pode chegar a 12 anos de prisão. 

DOIS POLICIAIS SÃO MORTOS EM UM DIA NO RJ

   Uma troca de tiros entre policiais e bandidos, próximo a Avenida Brasil, terminou com a morte do policial militar Anderson de Senna Freire, na madrugada da quarta-feira (26), na zona norte do Rio de Janeiro. Durante uma patrulha, a viatura em que o PM estava foi abordada por criminosos que começaram a atirar, atingindo Freire na cabeça. O novo assassinato aconteceu um dia após o de Ryan Procópio, de 23 anos, que foi sequestrado e morto na favela Vila Aliança. O corpo, que apresentava sinais de tortura, foi colocado no porta-malas do carro da vítima e abandonado, também, nas proximidades da Avenida Brasil. A Polícia acredita que os executores da morte de Procópio sejam traficantes da zona oeste do Rio. Com os casos, o número de PMs mortos no estado do Rio passou de 50 só em 2014.

NOVA EQUIPE ECONÔMICA É APRESENTADA EM BRASÍLIA

   Os três novos integrantes da nova equipe econômica (Foto) do Governo Dilma Rousseff foram apresentados em uma entrevista coletiva, na quinta-feira (27), em Brasília. Joaquim Levy será o novo ministro da Fazenda, enquanto Nelson Barbosa será o titular da pasta de planejamento. O terceiro nome da equipe, Alexandre Tombini, segue como diretor do Banco Central. Entre as promessas da nova equipe está à economia de 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto, a soma das riquezas do país) em 2015, o estabelecimento de metas do superávit primário nos próximos três anos e investimentos na economia.

CRIADOR DE “CHAVES” E “CHAPOLIM” MORRE NO MÉXICO

   Roberto Gomez Bolaños (Foto) teve uma parada cardíaca e morreu, aos 85 anos, na sexta-feira (28), na casa onde vivia em Cancún, no México. Ele tinha problemas respiratórios e dificuldades para se locomover. Desde o início do ano, os médicos já haviam informado à família que o caso de Bolaños era irreversível. O corpo foi levado para a Cidade do México onde será velado e enterrado. Chespirito começou a carreira nos anos 60 e se consagrou na década seguinte com os personagens “El Chavo” e “Chapulin Colorado”. No Brasil, ambos os programas são exibidos há 30 anos pelo SBT.

PT FECHA O CERCO CONTRA CORRUPTORES

   Segundo um documento aprovado, no sábado (29), em Fortaleza, o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores oficializou que todo afiliado envolvido em escândalos de corrupção será expulso da legenda. O texto inicial, proposto um dia antes, afirmava que a expulsão ocorreria de forma imediata. Contudo, a versão aprovada indica que deverá haver uma defesa antes de o partido tomar a decisão final. No mesmo documento, o PT pediu que as investigações do caso “Lava Jato” sejam feitas de acordo com os marcos legais e não por objetivos partidários.

Fontes: DW, Folha de São Paulo, Uol, Bol, R7, G1, O Globo.
Fotos: Béji Caid Essebsi (Extraída do site “Tunisia in Red”); Adarico Negromonte Filho (Extraída do site “Uol”); Equipe Econômica (Dida Sampaio / Estadão); Roberto Gomez Bolaños (Reprodução / Twitter).

Comentários