TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (28 de Setembro a 4 de Outubro)


POSTURA DE CANDIDATO POLEMIZA DEBATE EM SP

   O candidato à presidência da república Levy Fidelix (Foto), do PRTB, causou polêmica durante o debate realizado na Rede Record, no domingo (28). Ao ser questionado pela também candidata Luciana Genro, do PSOL, sobre a união entre pessoas do mesmo sexo, Fidelix afirmou que se fosse presidente, não “estimularia” a união. Marcou sua fala por frases como “Dois iguais não fazem filho” e “Aparelho excretor não reproduz”. Após a resposta, a repercussão foi imediata nas redes sociais. Alguns apoiaram a opinião e outros condenaram a postura. Em novo debate, na Rede Globo, na quinta-feira, Fidelix manteve a postura e afirmou não ter sido “homofóbico” com a declaração.
HOMEM É FEITO REFÉM EM HOTEL DE BRASÍLIA

Jac Souza dos Santos, de 30 anos, foi preso após manter o funcionário do hotel ST Peter como refém por quase oito horas (Foto), na segunda-feira (29), em Brasília. Ele invadiu o local, no início da manhã, munido com uma arma e explosivos, todos falsos, rendeu o mensageiro do estabelecimento e ameaçou cometer um ato terrorista. Em seguida, o levou para o décimo terceiro andar do hotel, onde começou a negociação com a Polícia. O hotel e prédios próximos foram evacuados. Souza pedia a saída da Presidente Dilma Rousseff, a extradição do italiano Cesare Battisti e a aplicação da lei da “Ficha Limpa”. Ao fim do sequestro, o refém foi levado ao hospital e liberado em seguida.
EUA CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE EBOLA NO PAÍS

   Um homem infectado com o vírus do Ebola chegou ao estado do Texas no dia 20 de setembro, informou o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, na terça-feira (30). Ainda segundo as equipes do CDC, o homem começou a apresentar os sintomas da doença quatro dias depois de voltar da Libéria, um dos países atingidos pela epidemia. Parentes e vizinhos que tiveram contato com o homem ficarão em observação por 21 dias. A possibilidade de infecção dos passageiros do avião foi descartada pelos médicos. A vítima está isolada e em estado crítico. O Ebola já matou mais de 3 mil pessoas na Libéria, Serra Leoa, Guiné, Senegal e Nigéria.
ATENTADO EM ESCOLA MATA CRIANÇAS NA SÍRIA

   Duas bombas explodiram nas proximidades de uma escola na cidade de Homs, na Síria, na quarta-feira (1). Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), o número de mortos chegou a 39, dos quais 30 são crianças com menos de 12 anos. e Outras 50 pessoas ficaram feridas no ataque.  Os explosivos foram detonados através de um carro-bomba e de um homem suicida. Em números atualizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), o número de mortos nos conflitos armados da Síria passa dos 190 mil. 9 mil são crianças.
ONDA DE VIOLÊNCIA ATINGE ATÉ O GOVERNO EM SC

   A guarita de segurança do Palácio do Governo de Santa Catarina foi atingida por tiros na madrugada da quinta-feira (2), nenhum criminoso foi identificado e ninguém ficou ferido na ação. O atentado foi registrado no sexto dia de ataques da facção criminosa “Primeiro Grupo Catarinense”. As ações de violência já atingiram mais de 20 cidades do estado desde o início dos ataques, no dia 26 de setembro. A segurança no estado foi reforçada para as eleições. O transporte público foi suspenso no horário noturno devido aos muitos incêndios registrados. Os supostos comandantes das ações violentas, que estão presos, foram transferidos, no sábado, para um presídio federal em Rondônia.
BOTAFOGO DEMITE QUATRO E AUMENTA CRISE COM TORCEDORES

Ocupando a 17ª posição, na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da série A, o Botafogo anunciou, na sexta-feira (3), a demissão de quatro jogadores: O zagueiro Bolívar, os laterais direito, Edilson, e esquerdo, Julio César, e o atacante Emerson Sheik, emprestado pelo Corinthians até o fim do ano. Em protesto, o técnico da equipe, Vagner Mancini, colocou o cargo à disposição e um grupo de torcedores uniformizados foi até a porta do clube para pedir a readmissão dos jogadores. Maurício Assumpção (Foto), presidente do Botafogo, alegou indisciplina e deficiência técnica como os motivos das demissões. O atraso de 8 meses nos salários fez Bolívar liderar um grupo de atletas descontentes.
HUGO CARVANA MORRE AOS 77 ANOS NO RJ

   Internado no Hospital Pró-Cardíaco há quase uma semana, o ator e diretor de 77 anos morreu na manhã do sábado (4), em Botafogo, no Rio de Janeiro. Hugo Carvana (Foto) lutava contra um câncer no pulmão desde 1996 e teve complicações nos últimos dias. Ele também foi diagnosticado com Mal de Parkinson há cinco anos. Carvana começou a carreia nos anos 60, estreando no cinema. Se consagrou com “Vai Trabalhar Vagabundo”, de 1973, filme que roteirizou, produziu, dirigiu e atuou. Seu último longa foi “A Casa da Mãe Joana 2”, lançado em 2013. Na tevê, foram mais de 30 trabalhos, com destaque para o jornalista Waldomiro Pena, do seriado “Plantão de Polícia”, nos anos 70. O corpo do ator foi cremado no Cemitério do Caju, na segunda-feira.
Fonte: Exame, BBC Brasil, Folha de São Paulo, Uol, EFE, O Globo.
Fotos: Levy Fidelix (Eduardo Enomoto); Sequestro em Brasília (André Dusek / Estadão Conteúdo); Maurício Assumpção (Extraída do site “Blog do Rica Perrone”); Hugo Carvana (Extraída do site “Correio do Brasil”).

Comentários