TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (19 a 25 de Outubro)

HORÁRIO BRASILEIRO DE VERÃO COMEÇA EM DOZE ESTADOS

   Além de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grasso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, o Distrito Federal também aderiu ao regime, que segue até o dia 22 de fevereiro. O Ministério de Minas e Energia estima que o horário de verão, iniciado no domingo (19), vai gerar uma economia de R$ 278 milhões e redução no consumo de água dos reservatórios das regiões contempladas. A prorrogação no período do Horário de Verão visa evitar que a medida se encerre durante o Carnaval, que acontecerá de 14 a 18 de fevereiro.

DILMA ASSUME A LIDERANÇA EM PESQUISA DO DATAFOLHA  

   Na terceira pesquisa da corrida presidencial realizada pelo Datafolha para o segundo turno, divulgada na segunda-feira (20), a candidata à reeleição, Dilma Rousseff, apareceu pela primeira vez à frente de Aécio Neves. O levantamento, pedido pela Rede Globo e Folha de São Paulo, apontou a petista com 52% das intenções de voto, contra 48% do candidato tucano, considerando os votos válidos (Descartando votos nulos e brancos). Com a margem de 2% de erro, para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios.

TORCIDA É ORGANIZADA É VETADA EM ENTERRO EM SP

   O corpo de Leonardo da Mata Santos (Foto) foi enterrado, na terça-feira (21), no Cemitério Memorial Parque das Laranjeiras. O jovem integrava um grupo de 150 pessoas da torcida organizada do Palmeiras, Mancha Alvi Verde, que tentou armar um ataque contra dois ônibus com a torcida do Santos. Os jovens estavam munidos com pedaços de madeira, rojões e facas. Sem escolta, os veículos avançaram para cima dos palmeirenses. Um dos carros, dirigido por André Maceno Apocalipse, atingiu gravemente dois palmeirenses. Seis pessoas foram presas e acusadas de causar tumulto, tentativa de assassinato e associação criminosa. Um segue internado em estado grave. O motorista do carro foi identificado e está foragido. A família pediu que os amigos não utilizassem informes ou símbolos da torcida no enterro. A briga seria uma vingança contra um confronto ocorrido, em julho, entre as duas facções, na Baixada Santista. 

TIROTEIO EM PARLAMENTO LEVA TERROR AO CANADÁ

   Um tiroteio no Parliant Hill, complexo do parlamento canadense, na quarta-feira (22), deixou um homem morto e outro ferido na cidade de Ottawa, no Canadá. Cerca de 30 tiros foram disparados. No confronto, o atirador, Michael Zehaf-Bibeau, de 32 anos, foi morto e um policial ficou ferido. O capitão Nathan Frank Cirillo (Foto), de 24 anos, ainda foi socorrido, mas morreu horas depois. O primeiro-ministro da Canadá, Stephen Harper, estava no local, mas não foi atingido. Um segundo ataque foi registrado em um shopping próximo ao parlamento, mas, sem vítimas. Em função do ocorrido, estabelecimentos e órgãos públicos foram fechados, assim como as bases aéreas em todo o país. A população foi aconselhada a não sair de casa.

JUSTIÇA CONDENA SEIS DA “MÁFIA DOS SANGUESSUGAS”

   O juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal de São Paulo anunciou, na quinta-feira (23), a sentença de seis condenados no caso da “Máfia dos Sanguessugas”, descoberto em 2006 pela Polícia Federal. O grupo desviava verba de emendas parlamentares que seriam usadas para compra de equipamentos para o Ministério da Saúde. Três empresários, Darci José Vedoin, Luiz Antônio Vedoin e Ronildo Pereira Medeiros, foram condenados por corrupção ativa e estelionato a 13 anos e 5 meses de prisão. Os deputados federais Marcos Roberto Abramo e Wagner Amaral Salustiano tiveram penas de 8 anos e 6 meses e 6 anos e 8 meses, respectivamente. O vereador de Ribeirão Preto, Saulo Rodrigues da Silva foi condenado por estelionato a 4 anos e 2 meses. Todos foram multados em R$ 500 mil, mas podem recorrer da sentença.

DELEGADA É ENTERRADA NO RJ

   O corpo de Tatiene Damares (Foto) foi enterrado, na sexta-feira (24), no Rio de Janeiro. Ela foi encontrada morta na cozinha da casa onde vivia, um dia antes, pelo marido, o estudante de Direito Alexandre Oliveira Furtado, de 39 anos. A Divisão de Homicídios da Polícia Civil iniciou as investigações com a tese de morte acidental. Nenhum sinal de arrombamento foi encontrado na residência, embora tenha se criado uma simulação de latrocínio. Durante depoimento, no mesmo dia, Furtado confessou o assassinato da delegada, que era lotada na 36ª DP, de Santa Cruz. Ele foi preso em flagrante. A Polícia acredita que o crime foi premeditado e havia interesse em um seguro de vida e na pensão de Tatiene.

TSE CONCEDE DIREITO DE RESPOSTA A DILMA ROUSSEFF

   A candidata à reeleição pelo PT teve o direito de resposta, sobre reportagem da Revista Veja, concedida no sábado (25) pelo ministro Admar Gonzaga, do Supremo Tribunal Eleitoral. Na publicação, que começou a circular na sexta-feira, o doleiro Alberto Youssef acusa Dilma Rousseff e o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva de terem conhecimento sobre o suposto esquema de corrupção na Petrobras. O dinheiro desviado da estatal era injetado nas campanhas do PT. Além de ser obrigada a publicar o direito de resposta no site, a Veja também foi proibida de fazer qualquer anúncio sobre a edição de número 2.397 (Foto). Na noite anterior, manifestantes favoráveis a campanha petista invadiram o prédio onde funciona a Revista e protagonizaram cenas de vandalismo, condenadas pela própria Dilma Roussef e pelo candidato tucano, Aécio Neves.

Fontes: Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Bol, Terra, Veja, G1.
Fotos: Leandro da Mata Santos (Reprodução / Facebook); Nathan Frank Cirillo (Extraída do site “Pat Dollard”); Tatiene Damares (Fábio Guimarães / Agência O Globo); Revista Veja (Reprodução).

Comentários