TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (12 a 18 de Outubro)

MARINA ANUNCIA APOIO A AÉCIO NO SEGUNDO TURNO

   A candidata do PSB, derrotada no primeiro turno, anunciou o apoio ao candidato Aécio Neves, no domingo (12), no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, interior de São Paulo. Marina Silva (Foto) afirmou que a decisão foi tomada após os partidos de sua coligação anunciarem suas posições em relação ao apoio no segundo turno. Minutos após o anúncio, o tucano, que aceitou parte das exigências feitas por Marina para a aliança, agradeceu o apoio através da internet. No sábado, em visita a Pernambuco, Aécio participou de um almoço na casa da família de Eduardo Campos, que também formalizou o apoio ao candidato.

HOMEM É MORTO EM PRESÍDIO NO RECIFE

   O detento, que tinha 23 anos, foi morto após ser atingido várias vezes por um objeto cortante, na segunda-feira (13), no Presídio Frei Damião de Bozzano, um dos três que compõe o complexo prisional Aníbal Bruno, no Curado, zona oeste do Recife. Uma briga foi à motivação do crime. O corpo do homem foi resgatado por agentes prisionais da própria unidade no teto de um dos pavilhões. O acusado pela morte, de 25 anos, teve o braço ferido, foi socorrido, autuado em flagrante e encaminhado para o Cotel, na cidade de Abreu e Lima.

OPERAÇÃO PRENDE QUADRILHA ENVOLVIDA EM ABORTOS NO RJ

   A Corregedoria Interna da Polícia Civil, a Coinpol, cumpriu 75 mandados de prisão, na terça-feira (14), no Rio de Janeiro. 57 pessoas foram presas, apenas no primeiro dia, acusadas de fazer parte de uma quadrilha que praticava abortos em clínicas clandestinas em todo o estado. Além de cumprir os mandados, a Polícia recolheu documentos e computadores dos presos. Outros 118 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na operação, batizada de “Herodes”. Entre os presos estão policiais militares, civis, advogados, médicos, um bombeiro e um sargento do exército. Segundo as investigações, cerca de 20 abortos eram realizados pela quadrilha por dia e até meninas de 13 anos passavam pelos procedimentos ilegais. Considerado o chefe do grupo, o médico Aloisio Soares Magalhães, tem um consultório clandestino em Copacabana e pratica abortos desde 1972. Na casa dele, foram apreendidos R$ 535 mil. As investigações duraram 15 meses.

CLARÃO NO CÉU ASSUSTA RECIFENSES

   Um fenômeno da natureza causou “rebuliço” em alguns bairros do Recife, na quarta-feira (15). Por volta das 22h, um clarão no céu assustou quem viu e movimentou, principalmente as redes sociais. Alguns afirmavam ter visto um avião, outros falavam em meteoritos. Por outro lado, a Sociedade Astronômica do Recife atestou que se tratava de um bólido, fragmentos de um cometa, neste caso, do Halley, que ao penetrar na atmosfera da terra, provocam o clarão e barulho. Segundo o órgão, o fenômeno não oferece risco à população terrestre. O bólido também foi visto na Paraíba e no Rio Grande do Norte.

PRESO, SERIAL KILLER TENTA SUÍCIDIO EM GO

   Thiago Henrique Gomes da Rocha (Foto), de 26 anos, teve de ser socorrido, na madrugada da quinta-feira (16), na Delegacia de Repressão a Narcóticos, o Denarc, após se cortar com pedaços de uma lâmpada na cela em que está preso desde terça-feira. O vigilante é acusado de ser o autor de uma série de assassinatos ocorrida em Goiânia nos últimos meses. A Secretária de Segurança Pública de Goiás informou que o homem confirmou ser o autor de 39 mortes. Entre as vítimas estão mulheres, homossexuais e moradores de rua. Homens do Corpo de Bombeiros socorreram e medicaram Thiago. Segundo os profissionais, os ferimentos não representavam perigo de morte para o homem, que segue cumprindo o mandado de prisão provisória.

LIMINAR DO TSE SUSPENDE “OFENSAS” EM CAMPANHAS ELEITORAIS

   Uma propaganda de tv da candidata à reeleição Dilma Rousseff foi suspensa pelo Supremo Tribunal Eleitoral, na sexta-feira (17). Foi à primeira peça vetada pela liminar impetrada pelo TSE, um dia antes, a fim de evitar campanhas com ataques pessoais entre ambos os candidatos. A decisão foi emitida pelo ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto e teve como base um pedido do PSDB, do candidato Aécio Neves, que afirmava que as campanhas petistas tentavam fazer o eleitorado acreditar que o tucano estava usando dinheiro público para beneficiar a família. O tom mais ofensivo dos candidatos nos debates do segundo turno também foi levado em conta.

DILMA ROUSSEFF ABRE O JOGO SOBRE PETROBRAS

   “Se houve desvio de dinheiro público queremos ele de volta. Se houve não, houve, viu”. Com esta frase, pela primeira vez, Dilma Rousseff (Foto) admitiu as acusações do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa. A candidata à reeleição pelo PT concedeu entrevista coletiva no Palácio do Planalto, em Brasília, no sábado (18), e falou sobre o assunto. Na conversa, a presidente informou que fará de tudo para ressarcir o país com o valor desviado, ainda não divulgado já que o Supremo Tribunal Federal não liberou os dados presentes no depoimento de Costa ao programa de delação premiada. Segundo o ex-diretor, o dinheiro desviado era utilizado para financiamento de três partidos políticos: PT, PMDB e PP.

Fontes: Uol, G1, Diário de Pernambuco, Correio Braziliense, Bol, Yahoo.
Fotos: Marina Silva (Marcos Alves / Agência O Globo); Thiago Henrique Gomes da Rocha (Divulgação); Dilma Rousseff (Ed. Ferreira / Estadão Conteúdo).

Comentários