OPINIÃO: VOCÊ CONHECE TODOS OS CANDIDATOS A PRESIDÊNCIA???

   Se você perguntar a uma pessoa super bem informada, saberá que 11 candidatos disputam a presidência da república este ano. Se perguntar a uma pessoa mais ou menos informada, provavelmente, ela te dirá que são 7, os que participaram dos cinco debates televisivos levados ao ar. Agora se você perguntar a um ser que está c... para o assunto, ele certamente dirá a você que são três: Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves. Se for um completo alienado, ainda colocará Eduardo Campos no páreo.
 
 
   O fato é que chegou ao fim a primeira etapa das eleições presidenciais (Digo primeira etapa, pois as pesquisas apontam para o segundo turno). Sempre achei divergências quanto à questão de como cada candidato e partido expõe suas idéias e propostas. Dos 11 candidatos, cinco foram reduzidos aos minutos “mirrados” do horário eleitoral. Ora, porque não dar um tempo igual pra todo mundo? Mesmo para os que têm muito a falar.
 
 
   A nossa eleição já começa desleal neste ponto. Outros quatro ganharam a chance de participar dos debates, mas eles, de fato, se restringiram aos principais. Todos quiseram perguntar e colocar na parede a Dilma, o Aécio e a Marina. Os outros parecem ter sido questionados apenas para cumprir o acordado antes dos confrontos começarem. Os candidatos dos “Partidos Nanicos”, Como são chamados, pareceram estar ali como uma espécie de “Café com leite” (Como a gente falava no tempo de criança), tão somente pra respeitar a norma do TSE que estipulava que fossem convidados os candidatos pertencentes a partidos com representação na Câmara dos Deputados.
 
 
   Mas vamos ao que interessa: Você conhece todos os candidatos ao mais alto posto do Poder Executivo? Arriscaria dizer que 80% da população não conhecem todos os nomes. Ou porque sempre tiveram seu candidato escolhido, ou porque não tiveram a chance de conhecê-los, embora o mais certo seja pelo fato de que muitos não estão nem aí pro assunto: “É tudo farinho do mesmo saco” (Sempre tem um que diz isso).
 
 
   A locomotiva do trenzinho, todos nós conhecemos, nos governa há quase quatro anos. Lançada ao estrelato pelo ex-presidente Lula, Dilma Rousseff (13) foi Ministra e assumiu vários cargos administrativos antes de ser abençoada pelo petista (Ah, também foi presa na ditadura, os críticos adoram lembrar deste passado).
 
 
   Depois vem Marina Silva (40), a acreana que foi senadora, concorreu à última eleição presidencial (foi surpresa nela), tentou criar o próprio partido, foi impedida, depois se uniu ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Virou a bola da vez depois que um acidente aéreo acabou com o líder da chapa, se viu a um passo do Planalto e agora cai de modo que até sua presença no segundo turno é dúvida.
 
 
   Logo na “rabeta”, está Aécio Neves (45), ex-governador de Minas Gerais, neto do quase presidente do Brasil, Tancredo Neves, morto antes de assumir em 1985 e principal esperança do PSDB para voltar ao poder, deixado em 2002 por Fernando Henrique Cardoso. Começou em segundo, caiu para terceiro, agora briga por uma vaguinha no segundo turno e tem que aguentar as acusações dos outros candidatos de mandar fazer um aeroporto particular para familiares no seu estado natal.
 
 
   A partir daí entram os coadjuvantes na história. Eduardo Jorge (43), do PV, formado em medicina, filiado por muitos anos ao PT, ex-secretário de saúde no estado de São Paulo, deputado estadual e federal. Ganhou dos eleitores o título de piada do ano pelo jeito “despojado” como conduziu as conversas nos encontros. Com está postura, até angariou alguns admiradores.
 
 
   Da ala evangélica (Como não poderia deixar de faltar), temos o Pastor Everaldo (20), do PSC, que pouco falou nos debates, mas tem o apoio maciço dos grandes líderes evangélicos, principalmente da denominação “Assembleia de Deus”, que tem um grande número de fiéis. Praticamente do mesmo grupo, principalmente depois de declarações pró-família tradicional e contra os gays, Levy Fidelix (28), do PRTB, tentou de tudo e não conseguiu nada em termos de cargos públicos. Na primeira tentativa ao Planalto, conseguiu apenas 0,06% dos votos. Adotou uma postura mais firme nos últimos encontros e despertou a ira dos candidatos pró-liberdade sexual.
 
 
   No outro extremo está à terceira mulher da corrida presidencial, a gaúcha Luciana Genro (50), do PSOL. A ex-petista foi eleita por duas vezes deputada federal e participou da fundação do PSOL. Teve grandes momentos de discussão ao longo dos debates, principalmente com Fidelix, ganhando o apoio maciço da comunidade LGBT. Outro gaúcho na disputa é José Maria Eymael (27), do PSDC. Com o slogam “Por um país que queremos e podemos”, promete seguir a risca o que diz a Constituição de 1988, mas, sem uma forte divulgação, acaba quase que falando às moscas. Ainda assim, é uma alternativa.
 
 
   Entre os que mal aparecem, mesmo nos comerciais interprogramas da tevê, estão o sociólogo e professor Mauro Iasi (21), do PCB, o jornalista Rui Costa Pimenta (29), do PCO, que tenta a vaga de presidente desde 2002, e o paulista Zé Maria (16), do PSTU, quem em sua melhor campanha, em 2002, alcançou mais de 400 mil votos. O que dificulta ainda mais a vida dos guerrilheiros acima citados é que nenhum deles tem qualquer experiência em cargos públicos. Ou seja, o voto sai praticamente na “camaradagem”.
 
 
   Enfim, caro leitor, esperamos ter lhe colocado a par dos outros nomes que concorrem a vaga de presidente da república. Chegou a hora de fazer o dever de casa, estudar as propostas apresentadas, avaliar a que melhor conduz o país e, no próximo domingo, depositar seu voto. E que a escolha seja a melhor.

Fotos dos candidatos (Na ordem em que aparecem no texto): Divulgação / PT, PSB, PSDB, PV, PSC, PRTB, PSOL, PSDC, PCB, PCO, PSTU.

Comentários