TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (7 a 13 de Setembro)

FELIPE MASSA VOLTA AO PÓDIO NO GP DA ITÁLIA

   O piloto brasileiro voltou a subir ao pódio (Foto), no domingo (7), ao término do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, no circuito de Monza. Felipe Massa ocupou a terceira posição e comemorou o 37º pódio da carreira (A última vez que ficou entre os três primeiros colocados foi em maio de 2013). Lewis Hamilton venceu a prova e conquistou a sexta vitória na temporada 2014. Nico Rosberg perdeu a dianteira para Hamilton na 29ª volta e acabou a prova em segundo lugar. O próximo GP do mundial, em Cingapura, acontece no circuito de Marina Bay Street, no dia 21 de setembro.

SEGUNDO BEBÊ REAL A CAMINHO

   A realeza britânica anunciou, em comunicado oficial na segunda-feira (8), a segunda gravidez da duquesa de Cambrigde, Kate Middleton. Casada com o Príncipe William, filho mais velho do príncipe Charles e da princesa Diana, Kate espera o segundo filho. O primogênito, George, nasceu em julho de 2013. Na linha de sucessão ao trono britânico, o novo membro da corte ocupa a quarta posição, antecedido pelo avô, pelo pai e pelo irmão mais velho. Kate tem tido problemas de saúde, os mesmos da primeira gravidez, e está sendo acompanhada por médicos no Palácio de Kensignton. 

TORCEDORES PRESOS DO SPORT CHEGAM AO RECIFE

   Três integrantes da Torcida Jovem do Sport desembarcaram na noite da terça-feira (9) no Aeroporto dos Guararapes, na capital pernambucana. O vice-presidente, Henrique Marques Ferreira, o diretor, Lázaro Rodrigues, e um dos fundadores da torcida organizada, Josué Bauá, chegaram escoltados por agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil. Da base aérea, os três foram levados para a sede do Core e, após a realização de exames, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Abreu e Lima, o Cotel. Todos tinham mandados de prisão abertos por crimes relacionados a vandalismo e foram presos em São Paulo, no domingo. 

LEWANDOVSKI TOMA POSSE NO STF

   A cerimônia de posse do mandato de dois anos na presidência do Supremo Tribunal Federal aconteceu na tarde da quarta-feira (10), em Brasília. Ricardo Lewandovski (Foto) assume o posto de Joaquim Barbosa, que renunciou ao cargo, em julho deste ano, para se aposentar. Além de presidir o STF, o ministro também assume a liderança do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os presidentes da república, Dilma Rousseff, do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, também participaram da solenidade. Em sua gestão, Lewandovski prometeu implantar mecanismos que acelerem os julgamentos e desestimulem manobras que visam retardar o andamento dos processos.

EX-APRESENTADOR DE TV É PRESO NA PB

      Dennison Oliveira Lima, conhecido pelo nome artístico de Denny Oliveira (Foto), foi preso, na quinta-feira (11), em João Pessoa, na Paraíba, e transferido para Recife, onde foi levado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna, o Cotel. O ex-apresentador foi condenado a 15 anos de prisão pelos crimes de atentado violento ao pudor, estupro e oferecimento de bebida alcoólica para menores de 18 anos. O escândalo envolvendo Denny veio à tona em 2006, quando ele apresentava o programa “Muito Mais”, na Tv Jornal do Commercio. Oliveira respondia o processo em liberdade, mas teve o mandado de prisão expedido. A prisão foi efetuada pela Delegacia de Capturas de Pernambuco com o auxilio da Polícia da Paraíba.

PISTORIUS É CONDENADO NA ÁFRICA DO SUL

   Oscar Pistorius (Foto) foi condenado, na sexta-feira (12), pelo homicídio culposo da modelo Reeva Steenkamp (Foto), em 14 de fevereiro de 2013. O paratleta, de 26 anos, havia sido absolvido da acusação de homicídio doloso um dia antes. Em júri, Pistorius alegou ter confundido a então namorada com um invasor. Ela estava no banheiro da casa onde estavam quando foi atingida pelo disparo. Apesar de anunciar a condenação, a juízaThokozile Masipa não informou a sentença, que deve sair nos próximos dias. A expectativa de juristas do país é que o paratleta seja condenado a cerca de 10 anos de prisão.

ARRUDA DESISTE DE CANDIDATURA NO DF

   José Roberto Arruda anunciou a renúncia da candidatura ao governo do Distrito Federal no sábado (13). Ele teve o registro cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa. Arruda tentava voltar ao cargo que ocupou até 2009, quando foi preso pela Polícia Federal, por recebimento de propina, durante a Operação “Caixa de Pandora”. Na época, Arruda foi filmado recebendo dinheiro. Na última pesquisa, ele liderava com 37% das intenções de voto. Em entrevista, o ex-candidato atribuiu ao PT as ações para barrar sua candidatura. Jofran Frejat assume a chapa pelo DEM.

Fontes: Veja, BBC Brasil, Folha de Pernambuco, Folha de São Paulo, JConline, O Globo.
Fotos: Pódio GP da Itália (Antônio Calanni / Associated Press); Ricardo Lewandovski (STF); Denny Oliveira (Divulgação); Reeva Steenkamp e Oscar Pistorius (AFP).

Comentários