TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (24 a 30 de Agosto)

ANTÔNIO ERMÍRIO DE MORAES MORRE EM SP
 
   O empresário e presidente de honra do Grupo Votorantim morreu no domingo (24), aos 86 anos, em sua casa, vítima de insuficiência cardíaca. Antônio Ermírio de Moraes (Foto) era um dos homens mais ricos do Brasil, começou a carreira na Votorantim em 1949 e ficou por quase 30 anos à frente do Grupo. Também foi político, escritor e se envolveu em movimentos filantrópicos. Nos últimos anos de vida, Ermírio foi diagnosticado com o mal de Alzheimer. O velório aconteceu no salão nobre do Hospital Beneficência Portuguesa e o enterro aconteceu no Cemitério do Morumbi, ambos na segunda-feira.
 
SEDE DO PRÓ-CRIANÇA É DESTRUÍDA PELO FOGO NO RECIFE
 
   O fogo começou, na noite da segunda-feira (25), no terceiro andar do prédio onde funciona o Movimento Pró-Criança, que cuida de menores carentes, no bairro dos Coelhos, região central do Recife. O incêndio aumentou rapidamente, devido à presença de materiais inflamáveis, e causou desabamentos. No momento do fogo, apenas uma turma de alunos estava no local. Eles conseguiram sair do prédio e não houve registro de feridos. Cerca de 40 homens e mulheres do Corpo de bombeiros trabalharam na operação de controle das chamas, que levou mais de 14 horas. A equipe do movimento minimizou o acidente e prometeu voltar aos trabalhos do Pró-Criança ainda este ano.
 
REBELIÃO DEIXA CINCO MORTOS NO PR
 
   O motim que durou 45 horas na Penitenciária Estadual de Cascavel, no Paraná, terminou na madrugada da terça-feira (26), com um saldo de cinco pessoas mortas e outras 25 feridas. O último refém foi libertado às 3h40. Entre os mortos, todos detentos, dois foram decapitados e dois foram arremessados, a uma altura de 15 metros, do teto do pavilhão. A causa da quinta morte não foi informada. Uma briga entre facções rivais é investigada como motivo da rebelião, já que nenhum dos agentes reféns foi agredido com gravidade. 851 presos foram transferidos depois do motim.
 
STF NEGA PRISÃO DOMICILAR PARA ROBERTO JEFFERSON
 
   Por um placar de 5 a 3, o Supremo Tribunal Federal negou a conversão do regime semiaberto para a prisão domiciliar ao ex-deputado federal Roberto Jefferson (Foto). A defesa do político havia solicitado a alteração no cumprimento da pena pelo fato de Jefferson sofrer de diabetes, hipertensão arterial sistêmica e ter sido submetido a uma cirurgia para retirada de um câncer no pâncreas. Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Celso de Mello votaram contra o benefício com base em laudos médicos que não apontaram gravidade no caso. Luiz Fux, Marco Aurélio e Ricardo Lewandovski votaram a favor da conversão. Roberto Jefferson deve ter progressão de pena em abril de 2015, quando cumprirá um sexto da pena, de 7 anos e 14 dias, a que foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do “Mensalão”.
 
IBGE DIVULGA: SOMOS MAIS DE DUZENTOS MILHÕES NO BRASIL
 
   O relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicado no Diário Oficial da União, na quinta-feira (28), informou que, com base no censo de 2010, a população brasileira ultrapassou a casa dos 202 milhões de habitantes (202.768.562). No mesmo relatório, o Instituto mostrou que as cidades que mais cresceram foram as de médio porte (Com população entre 100 e 500 mil habitantes). São Paulo (44 milhões), Minas Gerais (20,7 milhões) e Rio de Janeiro (16,5 milhões) lideram a lista dos estados mais populosos. A contabilidade foi feita nos 5.570 municípios do país.
 
ANDRÉA NEVES DEIXA CAMPANHA DO IRMÃO AÉCIO
 
   A dança das cadeiras na campanha de Aécio Neves aconteceu pela queda do principal nome do PSDB em Minas Gerais, Pimenta da Veiga. Andréa Neves (Foto) coordenava as estratégias da área de comunicação do irmão na corrida presidencial e deixou a equipe na quinta-feira (29). Por determinação do partido, ela deverá cuidar da campanha de Veiga, que tem visto o crescimento do candidato Fernando Pimentel (PT) no estado mineiro. Nenhuma das assessorias, porém, confirmou a troca. O medo do PSDB consiste em perder o comando do estado, que está sob seu domínio há 11 anos, influindo indiretamente na campanha de Aécio, que também tem perdido espaço nas últimas pesquisas.
 
AVIÃO CAI COM QUATRO PESSOAS NO PR
 
   O acidente aconteceu no sábado (30), no bairro de Bacacheri, em Curitiba. A aeronave de pequeno porte, modelo Cessna-117B, era ocupada por quatro pessoas. O piloto e o co-piloto morreram na hora, a terceira vítima teve 70% do corpo queimado e foi socorrido, mas morreu na noite do domingo. Uma quarta pessoa foi arremessada para fora do avião e também foi levada para o hospital, onde permanece na UTI. O avião seguia de Curitiba para Londrina e caiu minutos após a decolagem. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, a aeronave estava em situação regular. As peças serão analisadas pela Aeronáutica para identificação das causas da queda.
 

Fontes: Exame, R7, Veja, STF, Efe, Band.
Fotos: Antônio Ermírio de Moraes (Regis Filho); Roberto Jefferson (Leonardo Wen / Folhapress / Veja); Andréa Neves (Extraída do site “Ig”).

Comentários