TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (3 a 9 de Agosto)

PAÍSES PROTESTAM CONTRA GUERRA ENTRE ISRAEL E PALESTINA
 
   Pessoas de vários países foram às ruas, no domingo (3), para protestar contra os ataques entre israelenses e palestinos, na Faixa de Gaza, que ocorrem a mais de três semanas. Na Austrália, houve um ato pró-Israel, no subúrbio da capital do país, Sidney. Também houve apoio na Guatemala. No Vaticano, no Japão e na Holanda, os manifestantes se colocaram contra a ofensiva israelense. Em Paris, judeus e muçulmanos se reuniram em frente à igreja de Saint-Germain e pediram paz.
 
CERIMÔNIA LEMBRA CEM ANOS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
 
   Um grande esquema de segurança foi montado para receber os representantes de cerca de 80 países que participaram da cerimônia que lembrou os 100 anos da Primeira Guerra Mundial em Liège, na Bélgica (Foto). Entre os convidados, membros dos 23 países que participaram do conflito, iniciado em 4 de agosto de 1914, quando a Bélgica foi invadida por tropas alemãs. Os participantes do evento foram recebidos pelo rei Philippe e sua esposa, Mathilde. Além da cerimônia, ocorrida no Memorial de Coitne, os convidados participaram de um jantar. Durante a primeira guerra, 6.500 civis belgas foram mortos.
 
FORAGIDO BELGA É PRESO NO RECIFE
 
   Johan Albert Gilbert van Gheel (Foto) foi preso, na terça-feira (5), por agentes da Polícia Federal no Recife. Ele era procurado pela justiça da Bélgica, desde 2006, por envolvimento em um esquema de tráfico internacional de pessoas. Segundo as investigações, mulheres romenas eram levadas para a Bélgica, onde trabalhavam como prostitutas. Com o esquema, Van Gheel fez fortuna, mas fugiu após ser descoberto. Os 190 países integrantes da Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol, foram informados da fuga, em 2013, após a Justiça belga expedir o mandado de prisão. Ele ficará preso aguardando os tramites para a extradição.
 
STF SOLTA DIRETOR DA MATCH NO RJ
 
   Após a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), Raymond Whelan (Foto), diretor da Match, empresa responsável pela venda de ingressos da Copa do Mundo, deixou o complexo de presídios de Bangu, na quarta-feira (6). Ele havia sido preso no dia 7 de julho, pagou fiança, foi solto e teve nova prisão decretada no dia 10 de julho. Chegou a ficar foragido, mas se entregou à polícia. Whelan é acusado de participar de esquema de venda ilegal de entradas durante o mundial. Em sua decisão, o ministro alegou que a prisão não se justificava, em função de não estar comprovada a culpa do executivo no caso.

 
PATRÕES DE DOMÉSTICAS NA BERLINDA
 
   Começaram a valer, na quinta-feira (7), as penalidades aos patrões que não assinarem a carteira de trabalho de seus empregados domésticos. A Lei 12.964, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 8 de abril, prevê multa de R$ 805,06 para quem descumprir a legislação. A regra vale para os profissionais contratados por pessoas físicas ou que trabalhem em ambiente residencial. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), caso a carteira seja assinada sem informações básicas, como data de admissão e salário, o valor da multa será dobrado.
 
TRÉGUA INTERROMPIDA EM GAZA
 
   A paralisação nos ataques entre palestinos e israelenses foi novamente anulada, na sexta-feira (8). Israel voltou a atacar a Faixa de Gaza após o lançamento de foguetes palestinos. Com os ataques, a negociação de trégua entre as partes, que acontecia no Egito, voltou à “estaca zero”. Um garoto de 10 anos foi à primeira vítima desde o reinício da ofensiva. Ele estava próximo de uma mesquita em Gaza. Israel se prontificou em continuar a trégua desde que o Hamas não faça lançamentos de foguetes. O outro lado, porém, afirmou que seguirá negociando a trégua.
 
SEGURANÇA DE GOVERNADOR É MORTO EM SP
 
   O policial militar César Alex de Azevedo foi morto durante tentativa de assalto, no sábado (9), na zona norte de São Paulo. O agente, que não estava fardado no momento do crime, fazia uma vistoria no bairro de Taipas, onde a primeira dama de São Paulo, Lu Alckmin (Foto), fará uma visita no dia 12 de agosto. César foi alvo de três tiros, disparados por homens em três motocicletas. A Polícia Militar paulista não soube informar se o policial reagiu à investida. No mesmo dia, três suspeitos foram presos. Eles escondiam as três motos, todas roubadas, utilizadas no atentado. Os três envolvidos foram identificados, entre eles, está um menor de idade.
 
Fontes: Uol, RFI Portugês, NE 10, Exame, Terra.
Fotos: Cerimônia de cem anos da Primeira Guerra Mundial (Chris Jackson / Getty Images); John Van Gheel (Reprodução / Blog “Descobrindo as Verdades”); Raymond Whelan (Reprodução / Internet); Lu Alckmin (Extraída do site oficial do Governo de São Paulo).

Comentários