TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (27 de Julho a 2 de Agosto)

KAKÁ REESTREIA NO SÃO PAULO COM GOL
 
   O meia reestreou no clube brasileiro que lhe projetou, depois de 11 anos jogando em clubes na Europa, no domingo (27), contra o Goiás, em Goiânia, na partida válida pelo Campeonato Brasileiro da série A. O jogo aconteceu no Estádio Serra Dourada e contou com público superior a 12 mil pagantes. Kaká (Foto) jogou desde o início da partida e foi o autor do gol do tricolor paulista, aos 31 minutos do segundo tempo. Apesar da festa pela volta do jogador, o São Paulo acabou perdendo o jogo para os donos da casa, por 2 a 1. Amaral e Bruno Mineiro marcaram para a equipe goiana.

PASSAGEIROS FICAM SEM ÔNIBUS NO RECIFE
   
   Motoristas e cobradores de ônibus da Região Metropolitana do Recife entraram em greve, na segunda-feira (28), deixando a população sem transportes públicos. Tumultos e cenas de vandalismo foram registrados durante o primeiro dia de paralisação. A categoria exigia reajuste de 10% no salário e aumento no valor depositado no ticket alimentação. Depois de três dias de mobilização, os grevistas e as empresas chegaram ao acordo e a greve foi finalizada, no final da tarde da quarta-feira. Os ônibus voltaram a circular normalmente no dia seguinte.
 
CÚPULA DO MERCOSUL SE ENCONTRA NA VENEZUELA

   Os chefes de estados dos países integrantes do bloco econômico da América do Sul se encontraram, na terça-feira (29), durante a reunião de cúpula do Mercosul (Foto), em Caracas, na Venezuela. Durante o encontro, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Paraguai, Horacio Corte, estreitaram as relações entre as duas nações, estremecidas desde 2012, quando os venezuelanos se afastaram, devido à destituição do então presidente paraguaio Fernando Lugo. Dilma Rousseff, do Brasil, Christina Kichner, da Argentina, José Mujica, do Uruguai, e Evo Morales, da Bolívia, também participaram da reunião.

GRUPOS MANIFESTAM CONTRA REPRESSÃO NO RJ E SP

   Um grupo com cerca de 300 pessoas se reuniu no centro do Rio de Janeiro, na quarta-feira (30), para protestar contra a criminalização das manifestações. Foi o primeiro encontro de estudantes, sindicatos e partidos de esquerda desde o indiciamento de 23 ativistas, por formação de quadrilha, em julho. Policiais foram acionados e houve confrontos, porém, sem gravidade. Em São Paulo também houve protestos, mas com um número menor de pessoas. Eles pediam o arquivamento do inquérito 1/2013, da Polícia Civil paulista, que investiga detidos em manifestações.
 
“TEMPLO DE SALOMÃO” É INAUGURADO EM SP

   A grandiosa obra (Foto), erguida pela Igreja Universal do Reino de Deus, foi inaugurada na quinta-feira (31), em São Paulo. O evento contou com a participação de autoridades dos três poderes, incluindo a Presidente da República, Dilma Rousseff. Construída em um espaço de 100 mil metros quadrados e com capacidade para acomodar 10 mil pessoas, a, agora, sede mundial da IURD retrata fielmente, segundo citação da bíblia, o templo onde viveu o Rei Salomão, em Jerusalém. Foram quatro anos de construção e cerca de 2 mil pessoas envolvidas no projeto, encerrado com a oração do Bispo Edir Macedo, ao término da cerimônia de inauguração. O templo foi aberto ao público a partir do dia 1 de agosto e deve se tornar local de peregrinação de fiéis.
 
OMS: SURTO DE EBOLA PERDEU CONTROLE

   Margaret Chan, Chefe da Organização Mundial de Saúde, afirmou, na sexta-feira (1), que o surto de Ebola na África Ocidental está fora de controle. Apesar do anúncio alarmante, ela ainda afirmou que é possível combatê-lo com medidas e recursos mais duros. O surto é o maior desde a descoberta da doença, na década de 70, e já matou quase 750 pessoas. Guiné, Libéria e Serra Leoa são os países mais atingidos com a doença. O virologista Sheik Umar Khan (Foto) morreu na terça-feira, após contrair o vírus de um paciente. Ele era especialista em Ebola e liderava os trabalhos em Serra Leoa. A OMS e os Estados Unidos vão injetar recursos financeiros para evitar o avanço da epidemia.

DESLIZAMENTO CAUSA TRAGÉDIA NO NEPAL

   A tragédia aconteceu no distrito de Sindhupalchowk, no Nepal, deixando mais de 30 pessoas mortas e mais de 100 desaparecidas, entre turistas indianos e europeus. O deslizamento aconteceu devido às fortes chuvas que atingem a região, conhecida por ser ponto turístico com 14 montanhas, entre elas, o Monte Everest. Mais de 600 turistas foram socorridos por helicópteros. Por ser uma época de pico turístico, o número de visitantes na região era grande. Os efeitos do desastre atingiram a Índia, onde o Rio Sunkoshi foi bloqueado, formou um lago e ameaça causar inundações no país vizinho. 

 
Fontes: Veja, NE 10, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, R7, Ig.
Fotos: Kaká (Rubens Chiri / saopaulofc.net); Templo de Salomão (Extraída do site “Rondoniadireta.com”); Sheik Umar Khan (Pardis Sabeti).

Comentários