TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (17 a 23 de Agosto)

EDUARDO CAMPOS É ENTERRADO NO RECIFE
 
   O corpo do ex-candidato à presidência da república, Eduardo Campos (Foto), foi enterrado, no fim da tarde do domingo (17), no Cemitério de Santo Amaro, no Recife. Cerca de 130 mil pessoas passaram pelo velório, durante todo o dia, e acompanharam o cortejo do Palácio do Governo até o cemitério. Centenas de políticos estiveram presentes na missa campal realizada na Praça da República, no centro do Recife. Os corpos do jornalista Carlos Percol, do cinegrafista Marcelo Lyra, do Assessor Pedro Valadares e dos dois pilotos que conduziam a aeronave foram enterrados horas antes de Campos. O corpo do fotógrafo Alexandre Severo foi cremado no Cemitério Morada da Paz.
 
DATAFOLHA APONTA MARINA SILVA NA SEGUNDA POSIÇÃO
 
   A pesquisa divulgada, na segunda-feira (18), pelo Instituto Datafolha, mostrou crescimento de Marina Silva (Foto) na corrida presidencial. A agora candidata do PSB tem 21% das intenções de voto contra 20% de Aécio Neves. Dilma Rousseff segue liderando as pesquisas com 36%. A pesquisa também mostrou que em um possível segundo turno, a socialista venceria a petista, por 47% a 46%. Este é o primeiro estudo realizado, nos dias 14 e 15 de agosto, após a morte do até então candidato do PSB, Eduardo Campos. No total, 2.843 pessoas foram entrevistadas em 176 municípios. Os números de indecisos, votos brancos e nulos também apresentaram queda.
 
SELEÇÃO TEM PRIMEIRA CONVOCAÇÃO APÓS A COPA
 
   O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, anunciou na terça-feira (19) os nomes dos convocados para os dois primeiros amistosos de sua nova passagem pela equipe: Os goleiros Jefferson e Rafael Cabral; Os zagueiros David Luis, Marquinhos, Gil e Miranda; Os laterais Maicon, Filipe Luis, Alex Sandro e Danilo; Os meias Luiz Gustavo, Elias, Fernandinho, Ramires, Éverton Ribeiro, Oscar e Philippe Coutinho; Os atacantes Ricardo Goulart; Willian; Neymar; Diego Tardelli e Hulk. Com o grupo, o Brasil enfrenta a Colômbia, no dia 5 de setembro, em Miami, e o Equador, em Nova Jersey, no dia 9. No mesmo encontro, o presidente da CBF, José Maria Marín, anunciou uma parceria entre a confederação e a Chevrolet.
 
PRESO, ABDELMASSIH CHEGA A SÃO PAULO
 
   O ex-médico Roger Abdelmassih, de 70 anos, chegou a São Paulo na tarde da quarta-feira (20) e foi encaminhado para a penitenciária de Tremembé, no interior do estado. Ele foi preso um dia antes em Assunção, no Paraguai, onde vivia há mais de três anos, após fugir do país. Abdelmassih foi condenado, em 2011, a 278 anos de prisão pelo estupro de 37 mulheres em seu consultório de fertilização in vitro, localizado em São Paulo, entre os anos de 1995 e 2008. O ex-médico vivia na cidade com a mulher, dois filhos e utilizava documentação falsa. O Governo de São Paulo oferecia uma recompensa de R$ 10 mil para quem informasse o paradeiro de Abdelmassih, procurado até pela Interpol.
 
COORDENADOR DO PSB DEIXA CAMPANHA DE MARINA SILVA
 
   Carlos Siqueira (Foto) anunciou a saída da coordenação da campanha de Marina Silva na quinta-feira (21). Ele era o coordenador de Eduardo Campos e, após, vários desentendimentos internos, optou por não seguir a nova candidata. Em entrevista, Siqueira afirmou que “Marina Silva não era do PSB”. As tensões dentro do partido começaram quando Marina pediu que a coordenação e as finanças de sua campanha fossem assumidas por pessoas próximas a ela. No sábado, a candidata socialista participou de seu primeiro ato público no Recife.
 
DE SURPRESA, RODOVIÁRIOS PARAM NOVAMENTE NO RECIFE
 
   A população recifense voltou a viver o caos no transporte público, na sexta-feira (22), com a nova paralisação dos rodoviários do município. A greve teve início após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ter suspendido o reajuste salarial de 10% concedido aos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus em julho. O Tribunal definiu o reajuste de 6%, que não foi aceito pela classe. Sem informação da nova paralisação, tumultos e atos de vandalismo foram registrados em muitos pontos da cidade.
 
CHILE É ATINGIDO POR FORTE TERREMOTO
 
   Um tremor de magnitude 6,6 foi sentido na região metropolitana do Chile, no sábado (23). O epicentro do abalo foi a 32 quilômetros de profundidade e a 18 km a noroeste da cidade de Calera. A capital Santiago foi a mais atingida pelo sismo, contudo, não houve registro de vítimas. O jogo do Campeonato Chileno, entre Unión Española e Universidad de Concepcion Forte, foi interrompido. Houve corte parcial da energia elétrica nas cidades atingidas. O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha chilena informou que o movimento não foi forte o bastante para gerar tsunamis, por isso, nenhum alerta foi emitido.
 
Fontes: R7, Terra, Yahoo, Bol, Veja, JC on line.
Fotos: Eduardo Campos (Extraída do site “Pão de Açúcar News”); Marina Silva (Futura Press / Folhapress); Roger Abdelmassih (Secretaria Nacional de Antidrogas do Paraguai / EFE); Carlos Siqueira (Divulgação).

Comentários