TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (10 a 16 de Agosto)

AVIÃO CAI E MATA QUARENTA NO IRÃ

   A aeronave da Taban Airlines, que transportava 48 pessoas, caiu após decolar do aeroporto de Meharabad, no domingo (10), na cidade de Teerã, no Irã. 38 pessoas morreram no momento da queda. As outras 10 foram socorridas, mas duas acabaram morrendo horas depois. Meios de comunicação locais informaram que sete pessoas que transitavam no local da queda também ficaram feridas no acidente. Os 40 passageiros e 8 tripulantes viajavam com destino a Tabas, cidade do leste iraniano, quando um dos motores parou de funcionar. Investigações irão apontar as causas da tragédia.

ROBIN WILLIAMS MORRE NOS EUA

   O ator e comediante (Foto) foi encontrado sem vida, na segunda-feira (11), em sua casa, nos Estados Unidos. A Polícia do Condado de Marin, na Califórnia, recebeu o pedido de socorro e se dirigiu a casa de Williams, que já estava morto. A causa da morte mais provável é a de suicídio por asfixia. Segundo familiares, o ator lutava contra a depressão. Robin McLaurin Williams nasceu em 1951, na cidade de Chicago, estreou no cinema em 1977, ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante em 1998, pelo filme “Gênio Indomável”, e se consagrou em filmes como “Uma Babá Quase Perfeita”, “Patch Adams – O Amor é Contagioso” e “O Homem Bicentenário”, entre outros. A família pediu privacidade à imprensa. Exames devem esclarecer as reais causas da morte.

GENOINO E LAMAS DEIXAM PRISÃO NO DF

   O ex-presidente do PT, José Genoino, e o ex-tesoureiro do PL, Jacinto Lamas, deixaram o presídio da Papuda, em Brasília, na terça-feira (12), para cumprir o restante das sentenças de 4 anos e 8 meses e 5 anos, respectivamente, em regime aberto. Ambos tiveram uma audiência na Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas, onde ficou decidido o novo regime de cumprimento das sentenças. Eles foram condenados no julgamento do escândalo do “Mensalão” e já cumpriram um sexto da pena. A partir de agora, Genoino e Lamas deverão cumprir medidas para a manutenção do regime aberto, caso descumpram as definições, voltarão ao semiaberto.

ACIDENTE AÉREO MATA EDUARDO CAMPOS EM SP

   O avião, modelo Cessna 560XL, que conduzia o candidato à Presidência da República Eduardo Campos (Foto), caiu na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, na manhã da quarta-feira (13). O candidato pelo PSB viajava do Rio de Janeiro para o Guarujá, onde cumpriria agenda de campanha, quando o acidente aconteceu. Os 7 tripulantes da aeronave, 5 passageiros e 2 pilotos, morreram na hora. Outras 10 pessoas ficaram feridas e foram levadas para a Santa Casa da cidade. Eduardo Campos tinha 49 anos e era o terceiro colocado na disputa pela presidência. Em sua carreira política, foi governador de Pernambuco por dois mandatos, deputado estadual, federal, ministro de Ciência e Tecnologia do Governo Lula e também era o Presidente do PSB. Ele era casado e deixou 5 filhos.

COREIA DO SUL RECEBE A VISITA DO PAPA FRANCISCO

    O pontífice deu início a uma visita de cinco dias à Coreia do Sul, na quinta-feira (14). É a primeira passagem do Papa Francisco (Foto) pelo continente asiático desde que assumiu o posto máximo da Igreja Católica. Ele foi recebido pela presidente sul coreana, Park Geun-Hye, e depois se encontrou com refugiados norte-americanos e parentes de vítimas do naufrágio da balsa Sewol, ocorrido em abril, que deixou mais de 300 mortos. Em seu pronunciamento, feito na língua inglesa, Francisco elogiou o país pelas tentativas de reconciliação com a Coreia do Norte, cujas relações estão estremecidas desde 1953.

PSB CONFIRMA CANDIDATURA DE MARINA SILVA

   O novo presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, confirmou, na sexta-feira (15), Marina Silva (Foto) como candidata à presidência da república pela legenda. As divergências que existiam entre os correligionários foram resolvidas e agora se estuda o nome que será o vice na chapa. Entre os possíveis candidatos a vaga, o mais forte é o deputado Beto Albuquerque, do Rio Grande do Sul. O anúncio oficial, porém, só deve ser feito após o enterro de Eduardo Campos, que aconteceu no domingo.

IML LIBERA CORPOS DE VÍTIMAS DA TRAGÉDIA EM SANTOS

   Depois de três dias, O Instituto Médico Legal central de São Paulo concluiu, no sábado (16), o trabalho de identificação dos restos mortais das vítimas da queda do avião em Santos. Após a liberação dos atestados de óbito, emitidos na cidade do litoral paulista, os corpos foram liberados. Aviões da Força Aérea Brasileira, a FAB, fizeram o traslado dos restos mortais. Os de Eduardo Campos, Alexandre Severo, Carlos Percol e Marcelo Lyra foram levados para Recife. O corpo de Pedro Valadares foi levado pelo mesmo avião, mas encaminhado para Sergipe. Os restos dos pilotos Geraldo Magela e Marcos Martins foram entregues aos familiares no Paraná e em Minas Gerais, respectivamente. Os corpos enviados para Recife chegaram à base aérea da cidade no fim da noite.

Fontes: Agência EFE, Folha de São Paulo, Uol, Ig, O Globo.
Fotos: Robin Williams (Getty Images); Eduardo Campos (Léo Caldas / Ed. Globo); Papa Francisco (Extraída do site “acidigital”); Marina Silva (Divulgação).

Comentários