TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (6 a 12 de Julho)

TSE LIBERA O INÍCIO DE CAMPANHAS POLÍTICAS

   Teve início, no domingo (6), a temporada de campanhas políticas aos cargos eletivos nos pleitos de outubro. Desde então, todos os candidatos à presidência da república, aos governos estaduais, ao Senado, às câmaras dos deputados estaduais e federais estão liberados para a realização de comícios, caminhadas, debates e distribuição de materiais de divulgação. É proibida, contudo, a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas. O horário eleitoral gratuito, obrigatório no rádio e na televisão, começará a ser exibido a partir do dia 19 de agosto.

EX-CRAQUE DO REAL MADRID MORRE NA ESPANHA

Di Stéfano (Foto) morreu, aos 88 anos, na segunda-feira (7), no Hospital Gregorio Marañón, em Madri, na Espanha. Ele passou dois dias em estado crítico na UTI, após sofrer uma parada cardíaca. Apesar de ser argentino e ter começado a carreira no clube River Plate, foi no espanhol Real Madri que o ex-jogador e técnico fez história. Foram cinco títulos europeus. Depois da aposentadoria, o “Flecha loira”, como era conhecido, se tornou o presidente de honra do clube. Ele também integrou as seleções da Argentina, em 1947, Colômbia, em 1949, e Espanha, de 1957 a 1961.

PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO MORRE EM SP

   O deputado morreu, na terça-feira (8), vítima de broncopneumonia e falência de múltiplos órgãos, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Plínio de Arruda Sampaio (Foto) tinha 83 anos e lutava contra um câncer nos ossos. Em sua história política, passou pelo PDC (Partido Democrata Cristão), em plena ditadura militar, se filiou ao PT, em 1981, permanecendo até 2005, quando saiu, após o escândalo do “Mensalão”. Em 2010, Plínio se candidatou à presidência da república, pelo PSOL, e conquistou o quarto lugar nas eleições, com cerca de 850 mil votos. O corpo do deputado foi enterrado em São Paulo, na quarta-feira.

MESMO CONDENADO, ARRUDA CONCORRE ÀS ELEIÇÕES NO DF

   José Roberto Arruda teve a condenação por participação no “Mensalão do DEM” mantida, na quarta-feira (9), pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Além de perder os direitos políticos por 8 anos, o ex-governador do estado teve de devolver R$ 300 mil aos cofres públicos. Apesar da condenação, por improbidade administrativa, o político se candidatou às eleições de outubro e lidera as pesquisas no estado. A Procuradoria Regional Eleitoral deve decidir nos próximos dias se a candidatura será impugnada, já que ao ser condenado, Arruda pode ser enquadrado na lei da “Ficha Limpa”. Ele foi um dos presos na operação “Caixa de Pandora”, da Polícia Federal, que investigou o esquema de corrupção no governo do Distrito Federal há cinco anos.

JUSTIÇA DECRETA PRISÃO DE ENVOLVIDOS EM MÁFIA DE INGRESSOS

   Com o objetivo de evitar a fuga do envolvidos na Máfia dos Ingressos, a Justiça do Rio decretou, na quinta-feira (10), a prisão preventiva de 11 dos 12 indiciados pela participação no esquema de vendas irregulares de entradas para jogos da Copa. Assim que a decisão foi divulgada, a Polícia começou as buscas ao CEO da Match Services, empresa ligada a Fifa que comercializou os ingressos, Raymond Whelan (Foto). Ele chegou a ser detido, mas foi liberado após receber um habeas Corpus. Os agentes estiveram no hotel onde ele estava hospedado, mas não o encontraram, considerando foragido. A Match Service saiu em defesa de Whelan, dizendo que não havia conduta ilegal do CEO. O esquema consistia na venda de ingressos de cortesia por valor acima do preço original a agências de turismo.

NÚMERO DE MORTOS EM GAZA PASSA DE CEM

   Os ataques de Israel contra o Hamas fez o número de mortos na Faixa de Gaza chegar a 103, na sexta-feira (11). Do outro lado, também houve lançamentos de foguetes. No total, foram 550 tentativas na ofensiva contra os israelenses. Cerca de 670 pessoas ficaram feridas nos ataques. Autoridades foram informadas de que o Aeroporto de Bem Gurion e o centro comercial de Tel Aviv eram possíveis alvos do Hamas. A Operação Margem de Proteção contra a Faixa de Gaza começou no dia 8 de julho. A tensão entre as partes teve início em junho, após o sequestro de três adolescentes israelenses na Cisjordânia. O número de mortos subiu para 135 no sábado.

OSMAR DE OLIVEIRA É ENTERRADO EM SP

   Doutor Osmar, como era conhecido, foi enterrado, na tarde do sábado (12), no Cemitério São Paulo, na zona oeste da capital paulista. Ele morreu no Hospital AC Camargo, aos 71 anos, na sexta-feira, em decorrência de uma parada cardíaca. Osmar de Oliveira (Foto) era formado em medicina e jornalismo, atuou no departamento médico do Corinthians e como comentarista esportivo, passando pelas principais emissoras de televisão do país. Atualmente, era contratado da Tv Bandeirantes. Osmar lutava contra um câncer de próstata e sofria com problemas no pulmão.

Fontes: Ig, O Globo, Folha de São Paulo, Veja, G1, CBN.
Fotos: Di Stéfano (Reprodução / Goal.com); Plínio de Arruda Sampaio (Extraída do site “O Jornal de Hoje”); Raymond Whelan (Tasso Marcelo / AFP); Osmar de Oliveira (Divulgação / Band Mais).

Comentários