TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (13 a 19 de Julho)

FELIPÃO DEIXA A SELEÇÃO BRASILEIRA

   A CBF confirmou, na noite do domingo (13), a saída de Luis Felipe Scolari (Foto) do comando da Seleção Brasileira. O comunicado oficial do desligamento do ex-treinador foi divulgado na segunda-feira. Desde a goleada do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo, por 7 a 1, a saída de Felipão era dada como certa. Em sua segunda passagem pela Seleção, com a qual foi penta campeão do mundo em 2002, Felipão comandou 29 jogos, colecionando 19 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. Entre as conquistas, está a Copa das Confederações de 2013. A comissão técnica da equipe também será renovada.

CEO DA MATCH SE ENTREGA A JUSTIÇA NO RJ

   Raymond Whelan se apresentou, na segunda-feira (14), à justiça do Rio de Janeiro. Ele teve a prisão preventiva decretada quatro dias antes por participação no esquema internacional de venda ilegal de ingressos para a Copa do Mundo. Da 6ª Câmara Criminal da cidade, o CEO da Match Services, empresa ligada a Fifa na comercialização das entradas, foi encaminhado para a carceragem do Tribunal de Justiça do Rio e em seguida, para o Complexo de Gericinó, em Bangu, onde se juntou com os outros 10 presos na operação “Jules Rimet”, da Polícia Civil. A defesa do CEO recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tirá-lo da prisão.

BRICS CRIA BANCO EM REUNIÃO DE CÚPULA

   Os chefes de estado do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul assinaram, na terça-feira (15), o tratado que criou o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). O 6º Fórum dos Brics aconteceu em Fortaleza, no Ceará, e contou com a participação dos presidentes Vladimir Putin, da Rússia, Narenda Modi, da Índia, Dilma Rousseff, do Brasil, Xi Jinping, da China, e Jacob Zuma, da África do Sul (Foto). O capital inicial da instituição é de 50 bilhões de dólares, dividido igualmente entre os países integrantes do Grupo. A reunião também anunciou a criação de um fundo para socorrer os países que correrem risco de calote. Durante o encontro, os líderes falaram sobre a necessidade de terem voz junto as grandes instituições financeiras mundiais.

BASHAR AL-ASSAD TOMA POSSE NA SÍRIA

   O líder da Síria fez o juramento, diante do Alcorão e da Constituição do país, na quarta-feira (16), no palácio presidencial de Damasco. Bashar Al-Assad deu início a um novo mandato de sete anos. Ele está no poder desde 2000, quando substituiu o pai, Hafez, que foi presidente da Síria por três décadas. Em seu discurso de posse, cuja eleição foi contestada e classificada como fraude pela oposição, Assad afirmou que irá combater os rebeldes e criticou os ocidentais e as lideranças que financiaram o armamento deles. A posse foi transmitida pela tv estatal da Síria.

AVIÃO CAI E MATA QUASE TREZENTOS NA UCRÂNIA

   A aeronave, que viajava da Holanda com destino a Kuala Lampur, na Malásia, caiu na manhã da quinta-feira (17), no leste da Ucrânia. Os 298 tripulantes do voo MH17 da Malasya Airlines, a maioria composta de holandeses, morreram no acidente. Segundo informações da agência russa Interfax, o avião foi derrubado quando sobrevoava a 10 mil metros de altitude. Não havia registro de problemas com a aeronave e a região onde foi atingida era livre de restrições. O espaço aéreo ucraniano foi fechado logo após o ataque. Os órgãos encarregados pela investigação trabalham com a tese de atentado terrorista.

LITERATURA BRASILEIRA PERDE JOÃO UBALDO RIBEIRO NO RJ...

   O escritor baiano de 73 anos morreu na sexta-feira (18), vítima de Embolia Pulmonar, em sua casa no Rio de Janeiro. João Ubaldo Ribeiro (Foto) era formado em Direito e trabalhou como professor, tradutor e jornalista. Entre os temas mais recorrentes em suas obras estiveram os costumes do povo brasileiro. O escritor recebeu vários prêmios no Brasil e pelo mundo, entre eles, o Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa. Por 21 anos, Ubaldo ocupou a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo Carlos Castelo Branco.

...E RUBEM ALVES EM SP

   O escritor e educador morreu, na manhã do sábado (19), aos 81 anos, após nove dias de internação devido a uma pneumonia. Rubem Alves (Foto) foi velado no plenário da Câmara Municipal de Campinas, no interior de São Paulo, onde viveu por 42 anos. Mineiro da cidade de Boa Esperança, o escritor teve seu trabalho como pedagogo reconhecido em mais de 10 países, onde seus textos foram traduzidos e publicados. Referência no pensamento sobre a educação, Rubem Alves mantinha um instituto que promove a inserção social e assistência a educadores. O escritor foi cremado no domingo.

Fontes: Rádio Jornal, G1, BBC Brasil, Estado de São Paulo, Exame.
Fotos: Luis Felipe Scolari (Getty Images); Presidentes dos BRICS (The Russian Presidential Press and Information Office); João Ubaldo Ribeiro (Extraída do site “O Nordeste.com”); Rubem Alves (Extraída do site “Jornal Opção”).

Comentários