DIÁRIO DA COPA – 13 DE JULHO

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

   A rápida festa de encerramento do mundial teve início às 14h20 com a entrada de passistas e bateria da Escola de Samba Grande Rio. O campo se transformou em uma enorme bandeira do Brasil e foi tomado por vários mestres-salas e porta-bandeiras, empunhando bandeiras dos países participantes da Copa. Carlinhos Brown e Shakira foram os primeiros a apresentar os números musicais, sendo seguidos pelo guitarrista mexicano Carlos Santana e o brasileiro Alexandre Pires. Ivete Sangalo entrou em campo, na sequência, junto com o mascote da seleção, o Fuleco, e encerrou a apresentação cantando “Aquarela do Brasil”, junto com os outros artistas.

ALEMANHA E ARGENTINA (Maracanã – Rio de Janeiro/RJ)

   Antes da entrada das duas seleções, a modelo brasileira Gisele Bundchen e o jogador Carles Puyol levaram o troféu do mundial até o campo. A partida teve início de forma equilibrada, mas predominantemente dominada pelos alemães. Higuaín assustou, pela primeira vez, aos 3 minutos. Ele tentou novamente, aos 20, recebendo a bola, após um erro de Kroos, e quase abriu o placar. A Alemanha teve seu melhor momento, aos 28 minutos. Schuweinsteigner recebeu cartão amarelo aos 29. Higuaín chegou a marcar, mas como estava impedido, teve o gol anulado, aos 30 minutos. Schuerrle entrou, aos 31, substituindo Kramer, que havia se machucado. Aos 36 minutos, Romero defendeu bola perigosa de Schuerrle. Aos 46, nos acréscimos, em cobrança de escanteio, Hoewbbes cabeceou, mas a bola bateu na trave.

   O segundo tempo começou com um susto de Messi nos alemães. O jogador chutou, aos 2 minutos, mas a bola foi pra fora, passando perto da trave. Aos 10, Neuer e Higuaín se chocaram em uma jogada e o árbitro marca falta do argentino. Messi tentou novo chute, aos 29, mas a bola acabou saindo. Uma confusão na área assustou os argentinos, aos 31. A partida permaneceu no empate, com tentativas de chutes a gol para as duas partes. A Alemanha ainda assustou nos acréscimos, mas não conseguiu finalizar. O tempo regulamentar terminou em zero a zero.

   No primeiro tempo da prorrogação, a Alemanha chegou com perigo no primeiro minuto, mas não conseguiu finalizar. Aos 7, a Argentina quase abriu o placar. Palácio encobriu Neuer, mas a bola saiu. Na segunda etapa, Schweinsteigner deixou o campo o campo sangrando, aos 4 minutos. Aos 7, Gotze abriu o placar e colocou a Alemanha na frente do marcador. A Argentina se desesperou, Messi tentou aos 12 minutos, mas não conseguiu empatar. Os alemães ainda tentaram ampliar, aos 14. Messi recebeu falta e cobrou no último minuto de acréscimo. Ele bateu alto e perdeu a chance. Confira o resultado final da partida:


   Ao término do jogo, a Presidente Dilma Rousseff, atendendo ao protocolo da Fifa, entregou as medalhas de prata, ouro e o troféu. A Alemanha encerrou o mundial, conquistando o tetra campeonato com 6 vitórias, 1 empate, 18 gols marcados e 4 sofridos. Os argentinos encerraram a campanha com 6 vitórias, 1 empate, 12 gols marcados e 6 sofridos. No total, foram 171 gols marcados no 20º mundial. A próxima Copa do Mundo, em junho de 2018, acontece na Rússia. Neuer foi eleito o melhor goleiro da competição. Messi recebeu o troféu de melhor jogador. O colombiano James Rodriguez foi eleito o artilheiro.

Fotos: Logo Copa (Divulgação / Fifa); Placar (Montagem / G News Blog)

Comentários