TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (6 a 12 de Abril)

SENADOR REJEITA RELATORIA DE CPI DA PETROBRAS

   Em nota divulgada por sua assessoria, no domingo (6), o senador Francisco Dornelles (Foto) informou que não iria aceitar a função de relator na possível CPI da Petrobras. O convite havia sido feito pelo Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Dornelles alegou que estava envolvido na Medida Provisória 627/2013, que trata da tributação dos lucros de multinacionais brasileiras no exterior e exige muita atenção devido à quantidade de emendas que a MP apresenta. A CCJ ainda não tem um novo nome para convidar.
DEPUTADO PETISTA NA BERLINDA

   André Vargas (PT-PR) (Foto) pediu licença não remunerada de 60 dias, na segunda-feira (7), alegando “interesse partícular”. O deputado é acusado de envolvimento com o doleiro Alberto Youseff, preso em 17 de março durante a operação “Lava Jato”, da Polícia Federal. O doleiro e suspeito de participar de um esquema de lavagem de dinheiro, financiamento de drogas e remessa ilegal de dólares. Romero Jucá (PMDB-RR) assume sua vaga na vice-presidência da câmara e do congresso durante a licença. Vargas se colocou a disposição para esclarecimentos. Na quarta-feira, o Conselho de Ética instaurou processo de investigação de improbidade administrativa contra o petista. No mesmo dia, o deputado anunciou a renúncia.
ACIDENTE COMPLICA TRÂNSITO NO RECIFE

   O engavetamento envolveu onze veículos, no início da noite de terça-feira (8), na Avenida Domingos Ferreira, no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife. Um ônibus perdeu o controle e arrastou outros dez veículos: Oito carros, um ônibus e uma moto. O acidente causou congestionamento gigante, atingido o trânsito de bairros próximos. Duas pessoas precisaram ser socorridas, mas foram liberadas horas depois. Segundo algumas testemunhas, o motorista do coletivo passou mal e ao invés de frear, acelerou o ônibus, causando as colisões.
ESTUDANTE ESFAQUEIA VINTE EM ESCOLA NOS EUA

   O ataque aconteceu, na quarta-feira (9), no pátio da Frank Regional School, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A maioria das vítimas tem entre 14 e 17 anos. Um adulto também ficou ferido na ação. Após os primeiros ataques, uma confusão se formou na instituição, causando outros tipos de ferimentos nos alunos. Alex Hribal, de 16 anos, foi capturado por um funcionário da escola, interrogado pela Polícia de Murrysville e está sob custódia da justiça. Ainda não se sabe o que motivou o ataque. Os feridos foram encaminhados para hospitais da região, quatro deles em estado grave. O jovem responderá pelo crime como adulto
GREVE GERAL PARA A ARGENTINA

    Setores de transporte público e gastronômicos pararam suas atividades na quinta-feira (10), na Argentina. Os sindicatos protestaram contra o aumento da pobreza, inflação, entre outras medidas do governo de Cristina Kirchner (Foto). Com a paralisação de alguns setores, outros acabaram sendo prejudicados. Bancários e professores se mostraram contra a ação, julgando-a política. Houve confrontos entre grevistas e a Polícia. A greve também afetou um dos aeroportos do país, inclusive cancelando cinco voos que ligavam o Brasil a Argentina.
DESPEJO DE FAVELA CAUSA CONFRONTO NO RJ

   Moradores da Favela da Oi, no bairro Engenho Novo, zona norte do Rio, entraram em confronto com a Polícia, durante a reintegração de posse do terreno, realizada na madrugada da sexta-feira (11). O local era ocupado desde o dia 31 de março, quando cerca de cinco mil pessoas invadiram a área que pertence a uma empresa de telefonia. A operação durou cerca de 5 horas. Estabelecimentos da região foram saqueados e as ruas do entorno foram bloqueadas. A imprensa foi impedida pela Polícia de cobrir a ação e um repórter foi detido. No total, a operação registrou 26 detenções e 12 feridos, entre elas, 3 crianças e 5 PMs.
EXPLOSÕES DEIXAM MORTOS DURANTE ELEIÇÕES NA ÍNDIA

    Doze pessoas morreram em ataque de rebeldes maoístas, no sábado (12), na região do centro da Índia, segundo informações da Polícia local. Entre os mortos, estão seis funcionários eleitorais que viajavam no ônibus destruído pelos rebeldes no estado de Chhattisgarh. O país deu início, na segunda-feira, a maior eleição legislativa do mundo. A expectativa é que, até o dia 12 de maio, 814 milhões de pessoas votem em cerca de 1 milhão de colégios eleitorais. O favorito ao cargo de primeiro-ministro é o ex-governador do estado de Gujarat, Narendra Modi (Foto). Outros ataques com mortes foram registrados desde o início do pleito.
Fontes: Valor, Uol, Terra, G1.
Fotos: Francisco Dornelles (Waldemir Barreto / Agência Senado); André Vargas (Extraída do site “PSDB”); Cristina Kirchner (Extraída do site “Casa Rosada”); Narendra Modi (Divulgação).

Comentários