TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (30 de Março a 5 de Abril)

MESMO OCUPADA, MARÉ REGISTRA HOMICÍDIO

   Vinícius Guimarães, de 15 anos, morreu durante confronto entre facções criminosas rivais, na tarde do domingo (30), no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. A comunidade, ocupada por forças policiais, segue controlada por traficantes da região. O tumulto começou com provocações entre os dois grupos. Durante a confusão, um jovem sacou uma arma e atirou, acertando Vinícius, que ainda foi socorrido, mas chegou morto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Outros dois jovens ficaram feridos e foram socorridos. No sábado, 2.750 homens do Exército e Marinha ocuparam o complexo. Junto com 250 Policiais Militares, as Forças Militares devem permanecer na região pelos próximos três meses.

BRASIL LEMBRA MEIO SÉCULO DO GOLPE DE 64

   Atos marcaram a segunda-feira (31), data em que, há 50 anos, começavam os 21 “anos de chumbo” no país. Um protesto foi registrado em frente à casa do coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, chefe do DOI-CODI, órgão de repressão utilizado no período da ditadura militar. Em Brasília, a Presidente Dilma Rousseff (Foto) falou sobre o golpe durante cerimônia no Palácio do Planalto, enquanto o Senado abriu uma sessão especial para lembrar o período. Em várias capitais do país, a data também foi marcada por manifestações. O Brasil viveu sob o regime militar entre 1964 e 1985. 

TERREMOTO MATA SEIS NO CHILE

   O tremor de magnitude 8,2 levou pânico à população do Chile, na noite da terça-feira (1). Além de deixar um saldo de seis mortos, o cismo destruiu construções e fez o governo decretar alerta de tsunami nas regiões costeiras do país, que foi retirado duas horas depois. O tremor foi seguido por mais de 100 réplicas. Na quarta-feira, a presidente recém empossada, Michelle Bachelet (Foto), visitou as áreas atingidas e teve de ser retirada de um hotel na cidade de Arica, no norte do Chile, após um novo terremoto com 7,8 de magnitude.

STF VOTA CONTRA DOAÇÕES EM CAMPANHAS ELEITORAIS

   O Supremo Tribunal Federal decidiu proibir, na quarta-feira (2), o financiamento de campanhas políticas por empresas. Dos onze magistrados, seis votaram a favor da mudança na atual lei. O ministro Teori Zavascki (Foto) votou contra a manutenção, alegando que a alteração proposta é uma decisão que cabe ao Congresso Nacional e ao não ao STF. Outros quatro ministros não apresentaram voto, pedindo um prazo para estudarem o assunto. Com o atraso da proclamação do resultado final, as mudanças na lei poderão não valer para as eleições deste ano.

PADRE ANCHIETA É PROCLAMADO SANTO

   O decreto que proclamou a santidade de José de Anchieta (Foto) foi assinado pelo Papa Francisco, na quinta-feira (3), no Vaticano. O processo de canonização do jesuíta havia começado a cerca de 400 anos. Além do espanhol, outros dois religiosos foram alçados ao posto, Dom Francisco de Laval e Irmã Maria da Incarnação, ambos do Canadá. Padre Anchieta nasceu nas Ilhas Canárias, na Espanha, mas passou maior parte da vida no Brasil, onde foi um dos fundadores da Cidade de São Paulo e realizou diversas missões evangelizadoras até sua morte, aos 63 anos, em 1597.

IPEA CONFIRMA ERRO EM DIVULGAÇÃO DE PESQUISA

   O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nota, na sexta-feira (4), na qual informou que houve erro nos resultados de uma pesquisa divulgada na semana passada sobre abusos contra mulheres. A pergunta “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas?”, respondida por 3.810 pessoas entre maio e junho do ano passado, apontou que 26% concordavam, ao contrário dos 65% que foi publicado e causou polêmica até no exterior. Após a confirmação do erro, o diretor de Estudos e Políticas Sociais do órgão, Rafael Guerreiro Osório, pediu exoneração do cargo. Uma troca de gráficos causou a inversão dos resultados. 

JOSÉ WILKER MORRE AOS 66 ANOS NO RJ

   O ator faleceu na casa da namorada, Cláudia Montenegro, no Rio de Janeiro, no sábado (5), vítima de infarto fulminante. José Wilker (Foto) nasceu em Juazeiro do Norte, no Ceará, em 1947. No estado natal deu os primeiros passos na profissão. Após passagem por Recife, onde fez pontas em teleteatros, chegou ao Rio de Janeiro. Além do sucesso na televisão e no teatro, o ator foi um dos grandes nomes do cinema brasileiro, tendo atuado em cerca de 50 filmes. Na tevê foram quase 30 novelas, com destaque para o personagem título de “Roque Santeiro”, em 1985. A última atuação foi como o médico Herbert em “Amor à Vida”, folhetim da Rede Globo.

Fontes: Estado de Minas, Uol, G1, Terra.
Fotos: Dilma Rousseff (André Dusek / AE); Michelle Bachelet (EFE); Teori Zavascki (Extraída do site “Diário de Notícias”); José Wilker (Alex Carvalho / TV Globo).

Comentários