TOP SEVEN – Apontamento de Notícias (13 a 19 de Abril)

ESTADUAIS TERMINAM COM SURPRESAS


   Os principais campeonatos estaduais foram encerrados no domingo (13). Em São Paulo, a equipe do Ituano bateu o Santos, em pleno estádio do Pacaembu, transformando o “Peixe” em chacota na internet. No Rio de Janeiro, O Flamengo (Foto) conseguiu a Taça Guanabara, após derrotar o Vasco com um gol irregular no último minuto de jogo. No campeonato mineiro, o Cruzeiro faturou o título, após uma partida sem gols com o rival Atlético-MG. Em Pernambuco, o Sport conseguiu a classificação para a final contra o Náutico nos pênaltis, marcando 5 gols contra 3 do Santa Cruz.

NÚMERO DE MORTOS AUMENTA EM INCÊNDIO NO CHILE

   Em entrevista coletiva, na segunda-feira (14), autoridades chilenas confirmaram a morte de 15 pessoas em decorrência do incêndio de grandes proporções que atingiu a cidade de Valparaiso desde o sábado (12). Outras informações deram conta de 2.200 casas destruídas e 10 mil desabrigados. Cerca de 2 mil homens da Polícia e Forças Armadas, com o apoio de 13 helicópteros e 7 aviões trabalharam para controlar as chamas. O país se mobilizou para ajudar as vítimas da tragédia, enviando donativos. Uma investigação será feita para avaliar os danos e descobrir as causas do fogo.

PRESIDENTE DA PETROBRAS DEPÕE NO SENADO

   Graça Foster (Foto) participou de audiência no Senado, na terça-feira (15), e falou sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, feita pela estatal em 2006. Entre as declarações, a presidente disse que a operação não foi um bom negócio, que a compra foi fechada sem o conhecimento do Conselho de Administração, quanto às cláusulas que causaram o prejuízo, e reiterou o que afirmou Dilma Rousseff, sobre a aprovação feita a partir de um documento técnico com falhas. Foster confirmou que o valor pago foi de US$ 1,25 bilhão e informou que a refinaria está à venda, porém, as ofertas não cobrem o investimento. A presidente destacou o atual momento da estatal, comparando seus resultados com outras petrolíferas mundiais.

ENTERRO DE BERNARDO COMOVE CIDADE NO RS

   O corpo de Bernardo Uglione Boldrini (Foto) foi enterrado no Cemitério Municipal de Santa Maria, na quarta-feira (16) sob forte comoção popular. O garoto, que tinha 11 anos, foi encontrado morto, enterrado em um matagal na cidade de Frederico Westphalen, após 10 dias do desaparecimento. O pai do menino, o médico cirurgião Leandro Boldrini, a madrasta, Graciele Ugolini, e a amiga do casal, Edelvania Wirganovicz, foram detidos pela Polícia, acusados de participação no crime. O laudo médico apontou “morte violenta”, ocorrida no dia do desaparecimento. As investigações devem apontar o que de fato aconteceu. Bernardo foi enterrado ao lado do corpo da mãe, que se suicidou em 2010 no consultório de Leandro. A morte é considerada suspeita pela família das vítimas, que alega haver interesses financeiros por trás das duas mortes.

NOBEL DE LITERATURA MORRE NO MÉXICO

   Gabriel García Márquez (Foto) morreu aos 87 anos, na quinta-feira (17), em sua residência na Cidade do México. O escritor colombiano estava com a saúde fragilizada desde a última internação, em março, com infecção pulmonar. Uma homenagem será realizada antes a cerimônia de cremação, no início da próxima semana. “Gabo”, como ficou conhecido, era considerado o maior escritor de língua espanhola da atualidade. Lançou cerca de 40 obras, com destaque para “Cem Anos de Solidão”, publicado em 1967, traduzido em 25 línguas, alcançando 50 milhões de exemplares vendidos. Em 1982, o escritor recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. As causas da morte não foram divulgadas.

AVALANCHE MATA ALPINISTAS NO HIMALAIA

   Doze pessoas perderam a vida, três ficaram feridas e outras cinco estão desaparecidas após serem atingidas por uma avalanche no Monte Everest, no Nepal, na sexta-feira (18). A maior parte das vítimas era de Sherpas, profissionais responsáveis por ajudar a escalada dos alpinistas. O deslizamento aconteceu a 6.200 metros de altitude, quando um grupo de 50 alpinistas se preparava para se deslocar da base 1 para a base 2 do acampamento. A montanha é considerada a maior do mundo, com 8.848 metros de altura. O Ministério do Turismo do país informou que o número de mortos pode aumentar.  

LUCIANO DO VALLE MORRE AOS 66 ANOS

   O locutor esportivo teve um infarto, no sábado (19), após dar entrada no Hospital Santa Genoveva, em Minas Gerais. Luciano passou mal ainda no voo com destino a cidade de Uberlândia, onde narraria a partida entre Atlético-MG e Corinthians, pela primeira rodada do Brasileirão 2014. Ele recebeu os primeiros socorros na aeronave, feitos por um médico que estava a bordo. Luciano do Valle (Foto) completou 50 anos de carreira em 2013, com passagens pelas Redes Globo, Record e Bandeirantes. Cobriu dez Copas do Mundo e é considerado um dos maiores ícones do jornalismo esportivo do país. O velório e enterro aconteceram em Campinas, São Paulo.

Fontes: Globo Esporte; G1, Bol, Uol, Terra.
Fotos: Flamengo (Extraída do site “Terra”); Graça Foster (Pedro França / Futura Press); Bernardo Ugolini Boldrini (Extraída do site “Top Sul Notícias”); Gabriel García Márquez (Reuters); Luciano do Valle (Divulgação).

Comentários